SóProvas


ID
5494438
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acordar uma hora mais cedo pode reduzir o risco de depressão em 23%, sugere estudo


    Se você é daquelas pessoas que não têm hora para dormir – ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desencanou de acordar cedo –, talvez seja bom revisar sua rotina de sono. Um novo estudo descobriu que levantar da cama apenas uma hora antes que o habitual pode reduzir o risco de depressão em 23%.

    A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, e do Instituto Broad, de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), conseguiu sólidas evidências de que o cronotipo influencia no risco de depressão. Ela também está entre as primeiras pesquisas a quantificar as mudanças necessárias nos horários de dormir e despertar para trazer melhorias _____ saúde mental.

    Cronotipo é o que se costuma chamar de “relógio biológico” – a sincronização dos nossos ritmos circadianos. É que o nosso cérebro produz alguns hormônios essenciais para o funcionamento do corpo dependendo da exposição _____ luz solar, como a melatonina, responsável por induzir o sono. É por isso que algumas pessoas são mais dispostas de dia e outras _____ noite: elas têm cronotipos diferentes. 

    Estudos anteriores já mostraram que quem demora a ir para (e sair da) cama tem duas vezes mais possibilidade de sofrer de depressão do que aqueles que despertam no comecinho do dia, independentemente das horas dormidas.

    Segundo a pesquisa, pessoas com predisposições genéticas para acordar mais cedo têm menor risco de sofrer com a depressão. Além disso, quanto mais cedo se deita para dormir, menor o risco de apresentar a doença. Eles estimaram que, se uma pessoa for dormir uma hora mais cedo que o habitual, há 23% menos risco de depressão; se antecipar o sono em duas horas, a redução pode chegar a 40%.

    Por enquanto, ainda não está claro o que pode explicar esse efeito, mas algumas pesquisas sugerem que acordar mais cedo faz com que a pessoa obtenha maior exposição _____ raios solares, o que influenciaria positivamente o humor. Outra causa possível é que os matutinos estão de acordo com os horários estabelecidos socialmente, enquanto a galera “da noite” pode se sentir em constante desalinhamento com o restante das pessoas.


(Site: Abril - adaptado.)

Considerando-se seu sentido figurado, a palavra sublinhada em “(...) ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desencanou de acordar cedo (...)” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de semântica e quer saber por qual das palavras abaixo podemos substituir a palavra em destaque em "Se você é daquelas pessoas que não têm hora para dormir – ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desencanou de acordar cedo –, talvez seja bom revisar sua rotina de sono". Vejamos:

     .

    Desencanar: desistir de um objetivo; abrir mão de um ideal.

     .

    A) Procedeu.

    Errado.

    Proceder: ter origem; derivar, originar-se, provir...

     .

    B) Desistiu. 

    Certo. "Desencanar" está no sentido de "desistir".

    Desistir: não continuar em seu propósito; renunciar...

     .

    C) Esqueceu. 

    Errado.

    Esquecer: deixar sair ou tirar da memória; perder a memória de; não se lembrar de...

     .

    D) Tratou.

    Errado.

    Tratar: movimentar, fazendo uso das mãos; manejar, manusear...

     .

    E) Necessitou.

    Errado.

    Necessitar: ter ou sentir necessidade de; passar necessidade...

     .

    Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 21 de outubro de 2021.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • Alternativa.: B

    “(...) ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desencanou de acordar cedo (...)”.

    O termo em destaque pode ser substituído por "DESISTIU", sem alteração do sentido. Logo, o período poderia ser reescrito da seguinte forma:

    “(...) ou que, com trabalho e estudos on-line, a um clique de distância, desistiu de acordar cedo (...)”.

  • Parece até ironia entender gírias para acertar questões de português