SóProvas


ID
5494453
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à concordância verbal, analisar os itens abaixo:


I. Cada um dos candidatos devem preencher suas fichas de inscrição.

II. Fazem-se chaves.

III. Hoje é 10 de dezembro.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito

    Solicita-se julgamento da concordância verbal das construções:

    I. Cada um dos candidatos devem preencher suas fichas de inscrição.

    Incorreta. A expressão "cada um", composta de pronome e numeral, indica gradação e deve sempre, independente do número em que se encontre o substantivo posposto, levar a concordância verbal para o singular.

    "Cada um...fez/jogou/estudou..."

    II. Fazem-se chaves.

    Correta. O verbo é forma transitiva direta acompanhada de partícula apassivadora. A concordância ocorre corretamente com o sujeito paciente.

    III. Hoje é 10 de dezembro.

    Correta. Muito embora o rigor da concordância com a forma verbal "ser", quando em construções indicativas de data, leve à conclusão pela concordância com o predicativo, é entendimento sedimentado a existência, quando não explicito, do termo "dia" em forma elíptica entre verbo e numeral.

    "Hoje é (dia) 10 de dezembro."

    A concordância da forma verbal será plural quando a intenção for indicar a quantidade de dias transcorridos, e não o número do dia em questão.

    "Hoje são 10 (dias) de dezembro."

    Não havendo contexto, ou mesmo posição indicada, não há que se falar em incorreção da concordância encontrada na alternativa.

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto ausente

  • Questão problemática.

    Outra banca de concurso amiúde apresenta aos alunos uma questão subjetiva e discutível, em que não há que se falar em certo ou errado, mas em mera predileção pessoal. Com isso, refiro-me ao terceiro item dessa questão. Vejamo-lo:

    "Hoje é 10 de dezembro."

    Entre os casos de concordância com o verbo "ser", Rocha Lima, em sua Gramática Normativa da Língua Portuguesa, p. 494 e 495, oferece-nos a seguinte lição:

    Quando usado impessoalmente [o verbo "ser"], a concordância se dá com o predicativo:

    a) "Hoje são vinte e um do mês, não são?" (Camilo Castelo Branco)

    b) "Eram sete de maio da era de 1439..." (Alexandre Herculano)

    c) "São 17 deste mês de julho." (Almeida Garrett)

    Em consonância com esse referido autor, a construção "hoje é 10 de dezembro" apresenta grave solecismo de concordância verbal, precisando ser corrigido para "hoje são 10 de dezembro" a fim de manter a concordância com o numeral "10", o predicativo. Por outro viés, abundam gramáticos que testificam a legitimidade tanto de "hoje é 10 de dezembro" quanto "hoje são 10 de dezembro". A banca, muito possivelmente, ou adotou o posicionamento de Rocha Lima ou de outro gramático cujo ponto de vista converge com o dele. Aqui segue uma opinião: questões que abarcam polêmicas deveriam ser banidas de concursos, visto que a tendência é sempre prejudicar algum candidato, mormente os que estudam de fato.

  • Na letra A, a concordância é feita com o numeral.

    Mais de UMA pessoa PEGOU a chave

    Menos de DUAS pessoas PEGARAM a chave

  • a) Hoje são 15 de março.

    b) Hoje é 15 de março.

    Alguns enchem a boca para falar: Se é 15, é mais de um, então é plural: Hoje são.

    Mas os que falam isso estão equivocados, pois as duas respostas estão corretas!

    No primeiro caso, a letra “a” nos remete aos dias que já se passaram, à soma dos dias que dá quinze, portanto: Hoje são 15.

    No segundo caso, a letra “b” subentende a expressão “o dia”, ou seja, simplesmente não é falada, mas não quer dizer que não exista. Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março.

    Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular:

    Hoje é dia 18.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/hoje-sao-ou-hoje-e.htm

    Questão sem gabarito

    Gabarito da banca B

  • parem de dizer que o gabarito está errado! vcs induzem outros a erro pq a banca está certa e vou provar..........................A) toda vez que aparecer CADA o verbo fica no singular pois concorda com ele(aposto resumindo ou sujeito), eles colocam um substantivo coletivo pra da a impressão que vcs podem concordar com ele, o que está errado................................B) fazem-se chaves - chaves sao feitas; voz passiva sintética ou pronominal.....................................C) Na indicação de dia, o verbo ser admite as seguintes concordâncias: 1) No singular: Concorda com a palavra explícita dia. Por Exemplo: Hoje é dia quatro de março. 2) No plural: Concorda com o numeral, sem a palavra explícita dia. Por Exemplo: Hoje são quatro de março. 3) No singular: Concorda com a ideia implícita de dia. Por Exemplo: Hoje é quatro de março............................ então não está errado o gabarito já que são admitidas as possibilidades e não sao regras, vc deve marcar de acordo com as alternativas q a banca lhe der
  • Essa banca é horrível. Questões que desagregam