SóProvas


ID
5495563
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

    A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique; b) algo a ser comunicado; c) alguém que receba essa comunicação.


Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/

manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>.

Acesso em: 24 jul. 2021.


A respeito do contexto comunicativo da redação oficial e das disposições contidas no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Redação EXIGE o uso de Itálico para palavras estrangeiras e quando for em latim.

    GAB LETRA C

  • A - A finalidade da correspondência oficial é estabelecer comunicação exclusivamente entre órgãos públicos.ERRADO:   Entre órgãos diferentes, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo público ou particular.

    B - As comunicações oficiais podem abordar assuntos de interesse pessoal desde que o remetente e o destinatário representem cargos de equivalência hierárquica.ERRADO: O emissor não deve apresentar impressões subjetivas sobre o que comunica, ou seja, deve seguir ao príncipio da Impessoalidade.

    C - Os documentos do padrão ofício devem conter cabeçalho em todas as páginas. ERRADO: Somente na primeira página.

    D - Nos documentos do padrão ofício, as palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. CERTO: Utiliza-se o itálico em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências, slogans, lemas, palavras estrangeiras.

    OBS.: sem o uso de aspas (com inicial maiúscula em todas as palavras, exceto nas de ligação).

    E - O texto “Ouvidas todas as devidas partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista – 1ª Região, após várias e duradouras plenárias realizadas com todos os componentes da Diretoria e do Plenário, obviamente deste Conselho, finalmente, chegou-se a uma unanimidade geral a respeito dos dados obtidos por meio das entrevistas aplicadas via formulário virtual enviado para todas as pessoas que participaram do processo. Concluiu-se que a menor parte, isto é, a minoria dos profissionais entrevistados, considera-se, indubitável e inquestionavelmente, insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia.” caracteriza-se pela objetividade e concisão, atributos indispensáveis à redação oficial. ERRADO: A redação não apresenta objetividade e nem consisão.

  • Sobre a letra E:

    “Ouvidas todas as devidas partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista – 1ª Região, após várias e duradouras plenárias realizadas com todos os componentes da Diretoria e do Plenário, obviamente deste Conselho, finalmente, chegou-se a uma unanimidade geral a respeito dos dados obtidos por meio das entrevistas aplicadas via formulário virtual enviado para todas as pessoas que participaram do processo. Concluiu-se que a menor parte, isto é, a minoria dos profissionais entrevistados, considera-se, indubitável e inquestionavelmente, insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia.”

    Observe que tem muita palavra desnecessária no texto. As palavras em vermelho poderiam ser retiradas sem que prejudicasse o entendimento da mensagem. Logo, não tem nada de objetivo e conciso aí.

  • Utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • GAB. D

    PALAVRAS ESTRANGEIRA= ITÁLICO

    PARA DESTAQUES= NEGRITO

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial.


    a) De acordo com o Manual de Redação, na redação oficial o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Sendo assim, verificamos que a comunicação não acontece exclusivamente entre órgãos públicos e, portanto, esta alternativa é incorreta.
    b) Na redação oficial, o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica. Sendo assim, elas não podem abordar assuntos de interesse pessoal, independente de quem seja o remetente e o destinatário da comunicação. Dessa forma, esta alternativa é incorreta.
    c) Conforme estabelece o Manual de Redação, o cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação. Assim, a afirmação de que ele deve constar em todas as páginas está incorreta.
    d) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para a obtenção de clareza, sugere-se, entre outras coisas, utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis. Quando houver tal necessidade, a orientação é que seja grafado em itálico. Desse modo, esta alternativa está correta.
    e) O Manual de Redação explica que ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Já conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ao observamos o texto verificamos que algumas informações são desnecessárias, uma vez que é possível transmitir a informação dizendo apenas “Ouvidas todas as partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista, concluiu-se que a menor parte dos profissionais entrevistados considera-se indubitável e inquestionavelmente insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia." Assim, constatamos que o texto apresentado não é objetivo, nem tampouco conciso. Portanto, esta alternativa é incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra D.