SóProvas


ID
5495662
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), Lei nº 11.346/2006, representa a consagração de uma concepção abrangente e intersetorial da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), bem como dos princípios que a orientam e criam as condições para a formulação da Política e do Plano Nacional referentes a essa área. Acerca da referida lei, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana, estando esse direito garantido apenas na Losan, não havendo citação na Constituição Federal.

    Art. 2º A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

    B) A SAN é embasada nas práticas alimentares promotoras da saúde e consiste em uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e na periodicidade definida pelos órgãos de segurança alimentar e nutricional dos municípios.

    Art. 3º A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

    C) A soberania alimentar estabelece que cada país tem o direito de definir as próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda a população.

    Correta.

    D) Os órgãos dos três níveis de governo e as organizações de sociedades privadas irão atuar conjuntamente, por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), na formulação e na implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da SAN, não havendo participação da sociedade civil. 

    III – participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo.

    E) A realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional faz parte do Sisan e é garantida em lei, que ainda prevê que, no evento, se defina o órgão que fará a avaliação oficial do Sisan.  

    I – a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar, bem como pela avaliação do SISAN.

    Gabarito: C.