SóProvas


ID
5495758
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa em que a palavra está grafada incorretamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D O falso prefixo semi-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "i" ou "h". Portanto, o correto é semiaberto, sem hífen.

    Alguns macetes para ajudar:

    • Terminada com qualquer letra e começada com H: Ex. super- homem
    • Terminada por qualquer letra e começando com a mesma letra (os iguais se distanciam) Ex. Auto-oscilação, Super-raiva.
    • termina por B e começa por H,B e R: Ex. Ab-rogar, Sub-humano, Sub-base.
    • termina por D e começa por G,D e R. Ex. ad-retal.
    • Ex (passado), pós, pré, soto(a), vice ou vizo e qualquer elemento. Ex. Ex-mulher. Vice-reitor.

    É treino e paciência.

  • Novo acordo ortográfico : SEMIABERTO, sem o Hífen.

  • GAB; D

    Casos em que o hífen é empregado:

    O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogalEx: Anti-inflamatório, Anti-inflacionário, Micro-ondas.

    Tal regra não se aplica aos prefixos “-co”, “-pro”, “-re”, mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixoEx: Coobrigar, Reedita, Proótico.

    Com prefixos, emprega-se o hífen diante de palavras iniciadas com “h”Ex: anti-higiênico, extra-humano, pró-hidrotrópico.

    Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoanteEx: inter-regional, sub-bibliotecário, super-resistente.

    Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífenEx: sub-regional, sub-raça, sub-reino.

    Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usa-se o hífenEx: além-mar, aquém-mar, recém-nascido.

    Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presenteEx: mal-humorado, mal-intencionado, mal-educado.

    Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífenEx: circum-navegador, pan-americano, circum-hospitalar.

    Com sufixos de origem tupi-guarani, como “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”, usa-se o hífenEx: jacaré-açu, cajá-mirim, amoré-guaçu.

    Casos em que o hífen NÃO é empregado:

    Não se usa mais o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferenteEx: autoavaliação, coautor, infraestrutura.

    Não se usa mais o hífen em determinadas palavras que perderam a noção de composiçãoEx: mandachuva, paraquedas, paraquedista.

    O hífen ainda permanece em substantivos compostos que perderam sua significação individual para construir uma unidade semântica, como também naqueles que designam espécies botânicas e zoológicasEx: bem-te-vi, couve-flor, guarda-chuva.

    Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivasEx: fim de semana, café com leite.

    Exceções: O hífen ainda permanece em alguns casos, expressos por: água-de-colônia, cor-de-rosa

    Quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, depois de prefixo terminado em vogal, retira-se o hífen e essas consoantes são duplicadasEx: antessala, antirrugas, extrassensorial.

    O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letraEx: hiper-requintado, inter-regional, super-romântico.

    Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”Ex: anteprojeto, autopeça, contracheque.

    Créditos; Bruna Tamara

     

     

  • GABARITO - D

    a) Coautor. Prefixo "co" - nunca será usado o hífen. Exemplos: cofundador, coobrigação, cooptar

    b) Infraestrutura. Prefixo quando termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente.

    não usa o hífen. Infra termina com a voga "a", estrutura começa com a vogal "e".

    Exemplos: extraescolar, antiaéreo, autoeducação.

    c) Plurianual. É o mesmo caso da alternativa B.

    d) SEMI-ABERTO. É o mesmo caso das alternativas B e C. O correto é semiaberto.

    Obs: quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com consoante, também será aplicada mesma regra, ou seja, não será usado o hífen.

    Exemplos: intracelular, microcâmera.

  • de acordo com o "Novo acordo ortográfico": letras diferentes são juntas

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra do hífen. O candidato deve indicar a palavra escrita incorretamente. Vejamos:

    a) Correta.

    Coautor⇨ o prefixo "co" não aceita o hífen.

    b) Correta.

    Infraestrutura o prefixo "infra" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.

    c) Correta.

    Plurianual⇨ o prefixo "pluri" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.

    d) Incorreta.

    Semi-aberto⇨ o prefixo "semi" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "semiaberto"

    Gabarito do monitor: D

  • Essa é uma questão bastante objetiva sobre ortografia e, haja vista esse seu caráter direto, era um ponto da prova em que se poderia resolvê-la de maneira breve e economizar um bom tempo.

     Nesse sentido, bastava recordar uma regra básica, que é a seguinte: quando um prefixo terminado em vogal vier seguido de um segundo elemento iniciado por vogal diferente ou consoante, não se usa o hífen. Tendo em vista somente essa observação, já se pode perceber que a grafia de “semi-aberto" está incorreta, pois “semi" termina em “i" e “aberto" começa com vogal diferente, de modo que a escrita correta é “semiaberto".

    Sendo assim, a grafia incorreta está na letra D.

    P.S.: Quando o segundo termo começar com “R" ou “S", tais consoantes são duplicadas – ultrassom, contrarregra, ecossistema, semirreta, antissemita etc.

    Gabarito do professor: Letra D
    • Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usa-se o hífen.
    • além-mar
    • aquém-mar
    • recém-nascido
    • sem-terra
    • vice-diretor
    • bem-humorado

    SEMI - ABERTO: NÃO TEM HIFEN