SóProvas


ID
5496337
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A evolução da administração pública no Brasil teve início com a Revolução de 1930, que quebrou o paradigma das oligarquias regionais e teve como consequência a implantação, por iniciativa do governo, de um quadro administrativo burocrático. A criação deste Estado Administrativo Burocrático se deu por meio de dois mecanismos típicos da administração racional-legal: estatutos e órgãos, os quais incluíram áreas temáticas que até os dias de hoje norteiam a administração pública. NÃO fez/fizeram parte da área temática incluída à época a(s)/os

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • A parte marcante da burocracia é que não levou fatores tecnológicos em consideração, perfazendo assim uma situação de estagnação com relação a mudanças por meio das tecnologias.
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de evolução da administração pública, sendo mais especificamente cobrado sobre o Dasp.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O mundo vivia uma intensa crise econômica, Grande Depressão de 1929, e o Brasil se viu obrigado a adotar medidas que pudessem proporcionar o desenvolvimento das instituições e do mercado brasileiro.

    Uma das medidas adotadas foi a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936. No ano seguinte, o departamento passa a ser órgão central do processo de reforma da administração pública brasileira.

    É válido ressaltar que entre os principais objetivos do DASP estão:

    - Centralizar e reformar a Administração Pública;
    - Estabelecer uma política para gestão de pessoas;
    - Simplificar métodos, procedimentos e processos administrativos;
    - Empregar mecanismos de controle da crise econômica;
    - Modernizar a Administração Pública.

    Foi com a introdução do DASP que a Administração Pública introduz em seu ordenamento os conceitos: centralização, impessoalidade, distinção entre coisa pública coisa privada e padronização da gestão de pessoas e de materiais.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que nas reformas sofridas pela Administração Pública, na década de 30, as principais temáticas em pauta estavam relacionadas: finanças (reforma do aparelhamento para sobreviver a crise), pessoas (instituição do mérito profissional, concurso público) e materiais (compra pública).


    Fontes:

    OLIVEIRA. V., PIRES. R. Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: Ipea. Enap, 2018.

    DINIZ. E. Globalização, reformas econômicas e elites empresariais. Brasil anos 1990. Editora da FGV, 2000.


    Gabarito do Professor: Letra A.