SóProvas


ID
5497579
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Bacillus cereus é uma bactéria Gram-positiva, aeróbio, mesófilo, formador de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas. Esta bactéria pode transmitir a 

Alternativas
Comentários
  • Bactérias: são seres unicelulares, visíveis ao microscópio; são formadas por uma célula procarionte (desprovida de membrana celular).

    Bactéria Gram-positiva: a técnica de coloração de Gram divide as bactérias em Gram-positivas (que coram em roxo) e Gram-negativas (que ficam rosa). Essa diferença ocorre por causa da estrutura da parede bacteriana: as Gram-negativas têm uma membrana externa além da membrana plasmática que não permite a entrada do corante roxo.

    Bactéria aeróbia: existem bactérias aeróbias estritas (só vivem com oxigênio), facultativas (vivem com ou sem oxigênio), aerotolerantes (não usam oxigênio, mas suportam-no) e anaeróbias estritas (só vivem na ausência de oxigênio).

    Bactéria mesófila: os micro-organismos podem se multiplicar em uma faixa que varia de -35 a 90°C:

    • micro-organismos psicrófilos (0 a 20°C);
    • micro-organismos mesófilos (5 a 50°C);
    • micro-organismos termófilos (35 a 90°C).

    Bactéria formadora de esporos: algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos.

    Um esporo resulta de desidratação da célula bacteriana e da formação de uma parede grossa e resistente em todo o citoplasma desidratado. Dessa forma, o esporo consegue suspender completamente a sua atividade metabólica, sobrevivendo a situações adversas como calor intenso e falta de água.

    Bactéria responsável pela produção de toxinas:

    • toxinose: ingestão de toxina bacteriana pré-formada no alimento decorrente de multiplicação de bactérias toxinogênicas.
    • infecção: ingestão de micro-organismo patogênico que se multiplica no trato gastrintestinal, produzindo toxinas ou agressão ao epitélio.
    • Toxinfecção: ingestão de quantidades aumentadas de bactérias na forma vegetativa, que liberarão toxinas no trato gastrintestinal ao esporular sem colonizar.
    • Intoxicação química: quadro decorrente da ingestão de substâncias químicas presentes nos alimentos (agrotóxicos, por exemplo).

    A) Brucelose.

    A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae. Possui alta prevalência em ambientes ocupacionais e é citada na lista de doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Portaria nº 1.339/1999, do Ministério da Saúde.

    B) Colite pseudomembranosa.

    A colite pseudomembranosa é uma doença caracterizada basicamente por febre, dor abdominal e diarréia. Atualmente, acredita-se ser causada, quase que exclusivamente, por toxinas produzidas pelo Clostridium difficile.

    C) Febre tifoide.

    A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, de distribuição mundial. A doença está diretamente associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em regiões com precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental

    D) Gastroenterite.

    Correta.