O ABCDE do Trauma é dividido em cinco letras e cada uma delas representa um termo em inglês. Abaixo, uma explicação mais aprofundada sobre cada uma das nomenclaturas:
A de airway- via aérea
Nesta etapa, deve-se examinar cuidadosamente o controle da coluna cervical. E, da mesma forma, é necessário averiguar se há algum bloqueio nas vias nasais. O cuidado mais importante neste estágio é evitar lesões na coluna. Outro importante ponto é ficar atento aos sintomas de edemas no rosto do paciente, pois, se alguma anormalidade for reconhecida, é necessária a utilização do colar cervical.
B de breathing – respiração
O objetivo desta fase é checar se a pessoa está realmente respirando. O primeiro passo é analisar a movimentação do tórax e auscultar – escutar ruídos pulmonares – para eliminar alguma lesão torácica. Feito tudo isso, caso haja necessidade, utilize métodos de ventilação mecânica.
C de circulation – circulação
A terceira parte do ABCDE do Trauma é considerada uma das mais importantes em todo o processo. Aqui, o socorrista deve impedir que a vítima tenha uma hipovolemia, ou seja, uma diminuição anormal do volume do sangue. Se houver alguma hemorragia, é preciso apalpar, verificar o dorso e identificar sua origem, para procurar formas de contê-la. A coloração da pele e a pressão arterial do pulso são alguns sinais que também devem ser checados.
D de disability – incapacidade
Neste momento, deve ser feito um exame neurológico no paciente. Existem diversos processos para efetuar essa avaliação, um deles é o AVDI, que significa alerta, voz, dor e inconsciência. O AVDI corresponde a uma sequência de estímulos para saber qual o estado real da vítima. Para o exame, é primordial fazer perguntas simples, como “qual o seu nome?”, e estimular a dor para analisar a reação.
E de exposure – exposição
Em muitos casos, para identificar fraturas e hemorragias, é necessário despir o paciente. Dessa forma, é comum que a temperatura do corpo abaixe, tornando o indivíduo suscetível à hipotermia. Para que isso não aconteça, deve-se cobri-lo com uma manta térmica até o hospital.