SóProvas


ID
5499913
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    O agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o bem do mal, o honesto do desonesto. E, ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.


MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro.

São Paulo: Ed. Medeiros, 2012, p. 90, com adaptações.


Com relação a esse tema, assinale a alternativa correspondente a uma conduta ética que todo servidor público deve assumir.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Esta questão está mais relacionada ao conteúdo de ética.

    Decreto 1.171/94 , Sessão II, u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

  • A presente questão deve ser respondida à luz do Decreto n. 1.171/94 e exige conhecimento acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

     

    A Banca cobrou unicamente a "letra de lei", confira-se:

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    (...)

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

     

    Verificamos, então, que a alternativa B é correta.

     




    Gabarito da banca e do professor: letra B