SóProvas


ID
5500624
Banca
Quadrix
Órgão
CAU-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, julgue o item.


O ato de delegação de competência deve ser publicado por meio oficial, exigência que não é feita para a sua posterior revogação. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    Lei N° 9.784:

    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

  • Principio da publicidade.

  • ERRADO

    Forte nos termos do art. 14 da lei 9784/99 e pela doutrina como sendo a competência irrenunciável, imprescritível e insuscetível de prorrogação.

    Imprescritibilidade - pelo fato de a inércia não extinguir a competência; é exercício obrigatório para os órgãos e agentes públicos, não podendo ser modificada pela vontade do agente;

    Improrrogável - o exercício de uma atividade pelo agente incompetente sem que haja qualquer requerimento de declaração de nulidade por interessado, não enseja a prorrogação desta competência, ou seja, a competência não se adquire pelo fato de estar sendo exercida sem oposição;

    Irrenunciável - por não ser uma faculdade do agente;

    Conforme a referida lei, há a impossibilidade de renúncia pela autoridade competente, é admita por lei a delegação e avocação da competência, desde que de forma temporária e excepcional, devendo ser justificada.

    Manual de Direito Administrativo - Matheus Carvalho - 7ª ED 2020

    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

  • A questão trata da delegação de competências. Competências são as atribuições previstas em lei dos órgãos e autoridades públicas. Sendo prevista em lei, a competência é irrenunciável, isto é, não pode ser modificada por ato de vontade do agente público. Nesse sentido, determina o artigo 11 da Lei nº 9.784/1999 o seguinte:
    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
    É possível, porém, a delegação, isto é, a transferência da competência de um órgão ou autoridade para outro sempre que a lei autorizar. A Lei nº 9.784/1999 autoriza a delegação de competências em seu artigo 12, in verbis:
    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
    A delegação de competência pode ser revogada a qualquer tempo pela autoridade delegante (artigo 14, §2º, da Lei nº 9.784/1999).

    Tanto o ato de delegação de competência quanto o ato de revogação da competência são públicos e devem ser publicados em meio oficial, conforme artigo 14 da Lei nº 9.784/1999 que dispõe o seguinte:
    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão, dado que também o ato de revogação da delegação de competência deve ser publicado em meio oficial.

    Gabarito do professor: errado.