SóProvas


ID
550096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um profissional avaliou as concentrações de um determinado agente químico presente em uma atividade, utilizando método de amostragem instantânea, tendo encontrado, nas 10 amostragens realizadas, valores de 2,0 a 6,0 ppm. O agente avaliado tem limite de tolerância de 4,0 ppm e valor-teto assinalado na tabela de limite de tolerância do Anexo 11, da NR-15. Analisando esses dados, o profissional concluiu que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 15, para as substÂncias assinaladas como "valor teto" na tabela do anexo 11, basta q 1 das 10 medições esteja acima do limite para considerar a atividade insalubre.
  • Anexo 11 da NR 15

    9. Para os agentes químicos que tenham "VALOR TETO" assinalado no Quadro n.° 1 (Tabela de Limites de Tolerância) considerar-se-á excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no mesmo quadro.

    Sendo assim, como nas 10 amostras realizadas tiveram amostras cujos valores ultrapassaram o limite de tolerância de 4,0 ppm, então a atividade é considerada insalubre
  • Obs: Realmente a Norma indica que devem ser feitas 10 amostras, porém faltou dizer que o outro requisito é que o intervalo entre cada uma dessas amostras seja de no mínimo 20 minutos.

  • A, B ERRADAS e C CERTA) Possui Valor de Teto, logo se alguma amostragem ultrapassar o Valor de Teto, a atividade é INSALUBRE. Como o resultado das amostragens, variou de 2 a 6 ppm e o Limite de Tolerância é 4 ppm, O Limite de Tolerância FOI ULTRAPASSADO e a atividade é INSALUBRE.

    D) ERRADA. Salário-Base NNÂÂÂOOOOO. É salário-mínimo.

    E) ERRADA. São, no mínimo, 10 amostragens.