SóProvas


ID
5501584
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acusado de fazer parte de um esquema de corrupção, o então prefeito do Rio de Janeiro foi preso em dezembro de 2019. Segundo o Ministério Público, ele foi acusado de fazer parte de um esquema chamado “QG da propina”. Ele foi vencido no segundo turno das eleições municipais de 2020. Quem é o político descrito no texto?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    "O prefeito do Rio,  (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do RJ. A investigação aponta a existência de um "QG da Propina" na Prefeitura do Rio. No esquema, de acordo com as apurações do MP, empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal."

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/22/prefeito-marcelo-crivella-e-preso-em-operacao-da-policia-e-do-mp-rj.ghtml

  • O QG da propina nasceu da doação de recursos de empresas e pessoas físicas na campanha eleitoral de 2016. Depois da eleição, o empresário Rafael Alves conseguiu um cargo para o irmão na Riotur e, segundo o doleiro, montou um “QG da propina" na prefeitura, mesmo sem ocupar cargo. Seria uma espécie de “ balcão de negócios" na Prefeitura do Rio para a liberação de verbas a empresas mediante pagamento de propina. 

    O nome do político envolvido nas doações para a campanha e que foi investigado acerca do QG da propina está em uma das opções . E, as informações necessárias à resposta estão disponíveis na mídia. A questão é essencialmente de memorização 

    A) CORRETA- Marcello Crivella é o político em questão. 

    B) INCORRETA- Aécio Neves foi governador de Minas Gerais e senador. Atualmente é deputado 

    C) INCORRETA- Pezão foi governador do Rio de Janeiro e foi preso por questões de corrupção 

    D) INCORRETA- Bruno Covas foi prefeito de São Paulo. Estava sem eu segundo mandato quando faleceu. 

    E) INCORRETA – Eduardo Pazzuelo foi o militar que ocupou a pasta da Saúde quando da renúncia de Teich. 

    Gabarito do Professor: A