SóProvas


ID
5501935
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O refluxo gastresofágico pode ser causado por diferentes fatores, como dieta e estilo de vida. Sobre os fatores que afetam a pressão do esfíncter esofágico inferior na doença do refluxo gastresofágico, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) Café e chocolate são alimentos que aumentam a pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    Incorreta. Eles podem diminuir a pressão.

    B) Bebidas alcóolicas, chocolate e óleos de hortelã reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Correta.

    C) Menta, alho, cebola e canela são alimentos relacionados ao aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Incorreta. Eles estão relacionados com a diminuição.

    D) Café, mate e chá preto não alteram a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Incorreta. Eles podem diminuir a pressão.

    E) Na doença do refluxo gastroesofágico, não se deve contribuir para o aumento da pressão do esfíncter esofágico Inferior. É o oposto!!!

    Gabarito: B.

  • O refluxo gastroesofágico é definido como a passagem involuntária de conteúdo gástrico para o esôfago. É um processo fisiológico normal que ocorre diversas vezes ao longo do dia, em indivíduos saudáveis. A maioria dos episódios de refluxo são breves, assintomáticos e ocorrem no período pós-prandial.

    Porém, quando o refluxo gastroesofágico é acompanhado de sintomas digestivos e/ou extradigestivos e complicações que não se resolvem espontaneamente, ele deixa de ser uma condição fisiológica e torna-se a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE é um processo multifatorial que resulta de três anormalidades potenciais da motilidade do esfíncter esofágico inferior: incompetência do esfíncter esofágico inferior, esvaziamento gástrico inadequado e retardo no esvaziamento gástrico. Além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da DRGE, como hérnia de hiato, aumento da pressão intra-abdominal (gravidez e obesidade, por exemplo) e pressão reduzida do esfíncter esofágico inferior. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – café e chocolate são fontes de xantinas (cafeína e teobromina, respectivamente) que reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    B) CERTO – álcool, xantinas e ervas carminativas reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    C) ERRADO – menta, alho, cebola e canela são alimentos relacionados a diminuição da pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    D) ERRADO – café, mate e chá preto são fontes de xantinas (cafeína no café e no mate e teofilina no chá) que reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    E) ERRADO – na DRGE, deve-se contribuir para o aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    Gabarito do Professor: LETRA B