Nos últimos anos, o padrão alimentar e o estilo de vida saudável ganharam evidência em estudos epidemiológicos observacionais e de intervenção, como o DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension), o INTERHEART e o PREDIMED (PREvención con DIeta MEDiterránea), e reforçaram as diretrizes nutricionais que preconizam dieta isenta de ácidos graxos trans, o consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.
O padrão alimentar deve ser resgatado por meio do incentivo à alimentação saudável, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, sempre em sintonia com a mudança do estilo de vida.
Apenas para salientar: quando o triglicérides está elevado, a recomendação é de até 5% do valor calórico total de ácidos graxos.
Gabarito: D.
Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional da hipercolesterolemia, de acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em 2017.
De forma geral, a alimentação saudável deve ser incentivada, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, sempre em paralelo com a mudança do estilo de vida.
As diretrizes nutricionais preconizam dieta isenta de ácidos graxos trans, consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.
Portanto, a resposta correta é a LETRA D.
Gabarito do Professor: LETRA D