Define-se como prematuro todo nascimento que ocorre com IG inferior a 37 semanas (mais de 196, porém menos de 259 dias completos de gestação) e como prematuro extremo aqueles nascidos com IG menor que 28 semanas (menos de 196 dias completos de gestação).
A primeira fase é a do retardo do crescimento e corresponde à fase de doença inicial, logo após o nascimento. Ocorre um desvio do gasto energético para manter funções vitais à sobrevida fora do ambiente uterino em detrimento do gasto necessário para manter o crescimento. Ocorre perda de peso, que pode ser comparada à perda de peso inicial do RN a termo (RNT) sadio, mas que apresenta intensidade e duração inversamente relacionada à IG e ao PN e diretamente relacionada à gravidade do quadro neonatal. Ou seja, quanto menor a IG e o PN e quanto mais grave a situação clínica, maior a perda de peso. O peso mais baixo é encontrado entre o 4º e o 7º dia de vida.
A segunda fase, ou fase de transição, ocorre com a estabilização das intercorrências clínicas e com o melhor aporte calórico. O RNPT para de perder peso e há um discreto aumento do PC e do comprimento. O PN geralmente é recuperado entre o 8º e o 24º dia de vida, sendo a recuperação mais precoce quanto maior o PN.
A terceira fase, de recuperação (catch-up), caracteriza-se por um aumento rápido do peso, comprimento e PC, com velocidade de crescimento acelerada, ultrapassando os valores estimados nas curvas de crescimento intrauterino ou pós-natal.
A quarta e última fase, de homeorrexe ou de equilíbrio, é caracterizada por uma velocidade de crescimento comparável à das crianças saudáveis nascidas a termo. É importante ressaltar que quanto menor a IG e menor o PN, maior será a perda de peso inicial e maior o tempo para recuperá-lo, resultando em aumento da gravidade.
A) Retardo do crescimento.
Incorreta. Essa é a primeira fase.
B) Crescimento de recuperação catch-up.
Incorreta. Essa é a terceira fase.
C) Estirão.
Incorreta. Essa fase acontece em crianças apenas.
D) Homeorrexe.
Correta.
E) Transição.
Incorreta. Essa é a segunda fase.
Gabarito: D.
Trata-se de questão que exige do aluno conhecimentos sobre padrão de crescimento de crianças prematuras.
Define-se como prematuro a criança nascida com idade gestacional inferior a 37 semanas e como prematuro extremo aquelas nascidas com idade gestacional inferior a 28 semanas.
Na fase intrauterina, o crescimento fetal é determinado principalmente por fatores genéticos, nutricionais e hormonais. Da concepção ao quarto mês, o crescimento fetal é predominantemente de hiperplasia, com aumento do número de células. Do quarto ao sétimo mês, além da hiperplasia, inicia-se o processo de hipertrofia celular. O processo de hipertrofia é predominante do sétimo mês até o nascimento. Então, recém-nascidos prematuros são privados desse intenso último período de crescimento intrauterino.
O crescimento extrauterino não pode ser comparado ao crescimento fetal. Os recém-nascidos prematuros apresentam um padrão próprio de crescimento, dividido em quatro fases, que podem variar de dias a semanas, dependendo da idade gestacional, do peso ao nascer e da presença de outras complicações.
A primeira fase é a do retardo do crescimento, logo após o nascimento. O gasto energético é desviado para manutenção de funções vitais e garantir a sobrevida fora do ambiente uterino, em detrimento do gasto energético para manter o crescimento. Quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascer e mais grave a situação clínica, maior a perda de peso.
A segunda fase, ou fase de transição, é marcada pela estabilização das intercorrências clínicas e pelo melhor aporte calórico. O recém-nascido para de perder peso e há discreto aumento do perímetro cefálico e do comprimento.
A terceira fase, de recuperação catch-up, caracteriza-se por aumento rápido do peso, comprimento e perímetro cefálico, com velocidade de crescimento acelerada, ultrapassando os valores estimados nas curvas de crescimento intrauterino ou pós-natal.
A quarta e última fase, de homeorrexe ou de equilíbrio, caracteriza-se pela velocidade de crescimento comparável a das crianças saudáveis nascidas a termo.
Portanto, a resposta correta é a LETRA D.
Gabarito do Professor: LETRA D