Os métodos objetivos compreendem os exames antropométricos (peso, altura, dobra cutânea etc); exames laboratoriais (hemoglobina, colesterol etc); exame clínico nutricional (sinais e sintomas clínicos nutricionais) e métodos sofisticados como a densitometria, bioimpedância etc. Quanto aos subjetivos, tem-se a semiologia nutricional, a avaliação subjetiva global e a avaliação muscular subjetiva
A) Avaliação pelo exame físico.
[SUBJETIVO] O exame físico nutricional é um processo bem abrangente, empregado por profissionais no mundo todo. Ele é a melhor forma de identificar sintomas de malnutrição em qualquer avaliação particular ou em casos mais graves, quando um paciente dá entrada em um hospital, por exemplo
B) Avaliação geriátrica ampla.
[SUBJETIVO] A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) pode ser entendida como um conjunto de avaliações composto por testes, cuja finalidade é avaliar o estado funcional, a mobilidade, a cognição e o humor do paciente idoso, visando assim o diagnóstico precoce dos problemas de saúde e a orientação de serviços de apoio nos casos que se façam necessários, com o intuito de manter as pessoas nos seus lares.
C) Avaliação nutricional subjetiva global.
[SUBJETIVO] A avaliação subjetiva global (ASG) é um método utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. Ela analisa o estado nutricional de um paciente, a partir de dados como sintomas gastrointestinais, hábitos alimentares, perda de peso, exame físico e alterações funcionais
D) Miniavaliação nutricional.
[SUBJETIVO] A MNA® é uma ferramenta de controle e avaliação que pode ser utilizada para identificar pacientes idosos com risco de desnutrição.
E) Antropometria.
Correta.
Gabarito: E.
A questão exige do aluno conhecimentos acerca de métodos objetivos e subjetivos de avaliação nutricional de idosos.
A avaliação nutricional é um processo sistemático que tem como objetivo identificar distúrbios e riscos nutricionais. A partir da coleta e interpretação dos dados é possível traçar condutas que possibilitem a recuperação ou a manutenção do estado de saúde. Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – a avaliação pelo exame físico é um método subjetivo de avaliação nutricional. Baseia-se nas habilidades do examinador para distinguir sinais em tecidos como cabelos, pele, olhos, lábios e língua, massa adiposa e muscular e condição hídrica corporal.
B) ERRADO – a avaliação geriátrica ampla (AGA) é um processo diagnóstico multidimensional, frequentemente interdisciplinar, cujo objetivo é determinar as deficiências ou habilidades dos pontos de vista médico, psicossocial e funcional, como o objetivo de formular um plano terapêutico de acompanhamento, coordenado e integrado, a longo prazo, visando a recuperação e/ou manutenção da capacidade funcional do idoso.
C) ERRADO – a avaliação subjetiva global (ASG) é, como o nome já diz, um método subjetivo utilizado para diagnosticar e classificar a desnutrição. O questionário foca em questões relacionadas à desnutrição crônica, como percentual de perda de peso nos últimos 6 meses, modificação na consistência dos alimentos ingeridos, sintomatologia gastrintestinal persistente por mais de 2 semanas e presença de perda de gordura subcutânea e de edema.
D) ERRADO – a miniavaliação nutricional (MAN) é um método subjetivo que foi desenvolvido para avaliação do estado nutricional de idosos hospitalizados. O questionário compreende 18 perguntas agrupadas em quatro seções: avaliação antropométrica, avaliação geral, avaliação dietética e autoavaliação.
E) CERTO – a antropometria é um método objetivo simples, não invasivo e de baixo custo. Em idosos, o peso, circunferências e dobras cutâneas podem ser úteis para a avaliação do estado nutricional.
Gabarito do Professor: LETRA E