SóProvas


ID
5501986
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente masculino, 50 anos, obeso, está em acompanhamento com o gastroenterologista há 2 anos, devido à seguinte situação: protrusão de parte do estômago por meio do músculo do diafragma; aumento na abertura diafragmática pela qual o esôfago passa a se unir ao estômago. Apresenta os seguintes sintomas: azia, dificuldade de deglutição e refluxo. A descrição de todas as características é representada pelo quadro de

Alternativas
Comentários
  • A) hérnia de hiato.

    Correta.

    B) esofagite.

    Incorreta. A esofagite corresponde à inflamação do esôfago, que é o canal que liga a boca ao estômago, levando ao surgimento de alguns sintomas, como por exemplo azia, gosto amargo na boca e dor de garganta, por exemplo.

    C) esofagite eosinofílica

    Incorreta. Esofagite eosinofílica (EE) é uma doença inflamatória crônica, mediada imunologicamente e caracterizada pela infiltração da mucosa esofágica por eosinófilos. Os eosinófilos são um tipo de célula branca do sangue que possuem um papel importante no sistema imunológico, pois atuam no combate a certos tipos de infecção, como as causadas por parasitas, e são um dos tipos de célula envolvidas em reações alérgicas.

    Os sintomas de EE podem variar de acordo com a idade e muitas vezes são confundidos com os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Os bebês podem apresentar vômito, irritabilidade e pouco ganho de peso. Nas crianças maiores e nos adolescentes, pode haver disfagia ou pressionamento do esôfago. Outros sintomas podem incluir: refluxos que não respondem aos medicamentos, náuseas, vômitos, dor abdominal ou torácica, falta de apetite e dificuldade para dormir.

    D) varizes esofágicas. 

    Incorreta. Varizes esofágicas são causadas por hipertensão arterial nos vasos sanguíneos no fígado e ao redor dele (hipertensão portal).

    As pessoas com varizes esofágicas geralmente não apresentam sintomas até que as varizes comecem a sangrar. Em seguida, as pessoas vomitam sangue vermelho vivo, por vezes em grandes quantidades. A hemorragia não causa dor. As pessoas que perdem uma grande quantidade de sangue podem apresentar sinais de choque, incluindo sensação de desmaio, fraqueza e sudorese. O coração pode bater rapidamente e a pressão arterial pode ser baixa.

    E) estenose esofágica. 

    Incorreta. É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior. A maioria dos estreitamentos ocorrem no próprio órgão (intrínsecos), e outros, por compressão externa (extrínsecos).

    A principal manifestação é a disfagia, isto é, a dificuldade para a deglutição de saliva e/ou alimentos. A disfagia progressiva, a que inicia com alimentos sólidos, depois pastosos e, por último, com líquidos é a manifestação mais comum do câncer de esôfago. As estenoses podem se manifestar também por dor à deglutição (odinofagia). A perda de peso é um sinal indireto, que depende do grau de dificuldade de deglutir. Em alguns casos, esses estreitamentos permitem o acúmulo de alimentos e secreções que podem retornar para a boca (regurgitação) ou para a via aérea superior. Provocam muita tosse e podem ser aspirados para o pulmão levando a pneumonias.

    Gabarito: A.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre alterações do trato gastrointestinal. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – a obesidade é um fator de risco para desenvolvimento da hérnia de hiato.


    B) ERRADO – esofagite é uma inflamação da mucosa do esôfago. As causas mais comuns estão associadas ao retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Os sintomas incluem azia, pirose e dor torácica retroesternal.


    C) ERRADO – esofagite eosinofílica é uma doença crônica inflamatória do esôfago, caracterizada por infiltração significativa de eosinófilos na mucosa esofágica, associada a sintomas de disfunção desse órgão, como disfagia e impactação alimentar.


    D) ERRADO – varizes esofágicas são vasos sanguíneos colaterais dilatados que se desenvolvem como complicação de hipertensão portal, geralmente no contexto de cirrose. Geralmente, as varizes são assintomáticas, porém a ruptura pode causar sangramento, provocando náuseas e vômito com sangue.


    E) ERRADO – estenose esofágica resulta de lesão da parede do esôfago, com consequente espessamento de suas camadas e evolução até fibrose. Os principais sintomas incluem disfagia e odinofagia.



    Gabarito do Professor: LETRA A.