SóProvas


ID
5501995
Banca
FCM
Órgão
IPREV Mariana - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SMART SPEAKERS: VALE A PENA TER?


“VOCÊ ESTÁ SENDO HACKEADA.” Foi o que a americana Danielle ouviu ao atender o telefone. Ela não reconheceu a voz do outro lado, que disse algo ainda mais perturbador: “Desligue imediatamente todos os seus dispositivos Alexa”. Danielle e o marido tinham instalado “smart speakers” (caixas de som inteligentes) da Amazon em vários cômodos e usavam sua assistente virtual, a Alexa, para tocar música e controlar a temperatura, as luzes e até as portas da casa. Danielle achou que fosse trote, e só acreditou quando a outra pessoa começou a tocar gravações de conversas dela com o marido, em casa. O casal havia sido grampeado pela Alexa, que enviou o áudio para uma terceira pessoa – por sorte, um colega do marido de Danielle.

A Amazon atribuiu o caso a um bug raro: Danielle ou o marido podem ter dito alguma palavra similar a “Alexa”, ativando a assistente, que então se confundiu com outras coisas que eles disseram – e entendeu que devia gravar tudo e encaminhar por e-mail para um contato. A família nunca mais teve coragem de ligar as caixinhas. “Eu me senti invadida”, declarou Danielle.

Agora, as caixinhas finalmente estão à venda no Brasil: o Google lançou a sua, que se chama Nest Mini. Quando você dá uma ordem qualquer para a Nest Mini, isso ativa cinco sistemas de processamento de dados: reconhecimento de fala, decomposição semântica, compreensão de intenção, geração de resposta e sintetização de voz, numa sequência de ações coreografada para levar 0,47 segundo – o tempo máximo entre a sua ordem e a resposta da Nest Mini.

Com as gigantes da internet coletando cada vez mais informações sobre todo mundo, quem teria coragem de dar o próximo passo – e colocar, na própria casa, uma inteligência artificial que fica com o microfone ligado 24 horas por dia? Resposta: muita gente.

O fato é que você já leva consigo, o tempo inteiro, um gadget que também tem microfone e pode gravar o que você diz, bem como vigiar a sua vida de várias outras maneiras, e nem por isso você o dispensaria: o seu smartphone.

Super Interessante, edição 411, jan. 2020. p. 42-49. Adaptado

“O artigo é a palavra que determina ou indetermina o substantivo. É variável em gênero e número, por isso também determina o gênero e o número do substantivo.” (BUENO, 2014, p. 131)


A partir desse conceito, o artigo definido sublinhado que determina o substantivo está na frase

Alternativas
Comentários
  • o "A's" nas alterativas a), b) e c) são preposições.

  • “A Amazon atribuiu o caso a um bug raro (...)”

    A construção de uma frase com um artigo depois de outro é errônea. Nesse caso, percebe-se o erro da alternativa. O termo, em verdade, é preposição que introduz o objeto indireto do verbo ''atribuir''.

    -------------------------------------

    “(...) Danielle ou o marido podem ter dito alguma palavra similar a “Alexa” (...)”.

    O termo, em verdade, é preposição que faz parte do complemento nominal do adjetivo ''similar''.

    --------------------------------------

    “(...) só acreditou quando a outra pessoa começou a tocar gravações de conversas dela com o marido, em casa.”

    Ante verbos não temos artigos, logo o termo é preposição.

    ---------------------------------------

    “(...) bem como vigiar a sua vida de várias outras maneiras, e nem por isso você o dispensaria: o seu smartphone.”

    O termo é artigo definido que, nesse caso, tem sua presença facultada por causa do pronome possessivo ''sua''.

  • Essa é uma questão bem direta em que a banca simplesmente pedia que se identificasse em qual das opções o termo sublinhado é um artigo. Sendo assim, é preciso analisar as opções.

     Em A, o “a" sublinhado nada mais é que a preposição decorrente da regência direta e indireta do verbo “atribuir" (alguém atribui algo a alguém/a alguma coisa). Logo, esse “a" não é artigo, mas a preposição que relaciona o verbo atribuir ao seu objeto indireto “um bug raro".

    Na opção B, o “a" é novamente preposição, porém aqui ela é responsável pela regência nominal do adjetivo “similar" (algo/alguém é similar a algo/alguém). A alternativa C apresenta situação similar à letra A, pois a regência do verbo começar seguido de verbo no infinitivo também exige a preposição “a".

    Por fim, temos a opção correta na letra D, já que o “a" ali determina o substantivo “vida", inclusive concordando com ele em gênero (no feminino) e em número (no singular).

    Gabarito do professor: Letra D