SóProvas


ID
5502289
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A visita domiciliar é uma técnica comumente utilizada pelo assistente social. Sobre tal técnica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) visita domiciliar é um importante instrumento para fiscalizar e verificar a veracidade dos fatos relatados pelo usuário, isto é, se houve mentiras em relação às informações repassadas em entrevistas sociais. Por isso é importante que o profissional se atente aos detalhes do imóvel, como higiene, qualidade dos móveis da casa e acabamento do imóvel.

    B) Sempre que possível, as visitas domiciliares devem ser realizadas sem agendamento prévio, pois a surpresa evita que o usuário se prepare para visita, criando uma realidade falsa, apenas para mostrar ao profissional. 

    C) A visita domiciliar deve ser realizada com o maior número de profissionais disponíveis para tal ação. Com a presença de diferentes profissionais, garante-se um olhar multidisciplinar e uma atuação mais eficaz.

    D) CORRETA

    E) Ao realizar a visita domiciliar, o profissional deve assumir uma posição hierárquica superior ao entrevistado, tendo em vista que nesse momento, o profissional está representando a instituição para qual trabalha. Assim, a relação de verticalidade é indispensável para uma visita domiciliar técnica.

  • Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. Para Silva e Moura (2016, p. 116), muitas vezes, a instituição exige que a visita domiciliar tenha como objetivo o “controle e a fiscalização do uso de benefícios ou de comportamentos” ou sirva como um “mecanismo para conferir a veracidade das informações coletadas”, no entanto,“diante destas requisições, precisamos ter clareza dos objetivos (do para quê fazer)” da profissão,  “para não reproduzir relações de dominação e de opressão sobre a população, para não assumir postura de fiscalização e de controle institucional”.

    B – Incorreta. Segundo Silva e Moura (2016, p. 117), a visita domiciliar “é um instrumento que implica na interferência direta no espaço privado dos sujeitos e, na medida do possível, estes devem ser comunicados de sua realização, mesmo que não seja possível precisar dia e horário, tendo em vista os limites institucionais”.

    C - Incorreta. A visita domiciliar pode ocorrer com mais de um profissional, no entanto, é preciso ter cuidado, pois, “o excesso de profissionais, a presença destes sem o conhecimento dos usuários ou o trânsito de pessoas estranhas ao processo de atendimento causará constrangimentos, poderá ser entendida como uma invasão e instalar uma relação de desigualdade, ou ansiedade em face do volume de questionamentos a serem respondidos a um só tempo” (SILVA; MOURA, 2016 p. 117-118),

    D - Correta. Como afirma Amaro (apud SILVA; MOURA, 2016 p. 117), “antes de tudo, a visita domiciliar serve ao alcance de um objetivo. Desde o momento em que se projeta a visita até sua efetivação, estamos planejando uma melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo que se pretende observar ou atender.”

    E - Incorreta. A visita domiciliar surge como um instrumento de controle e de tutela da população. Logo, a relação entre a população e os profissionais era uma relação em que prevalecia a noção de inferioridade e superioridade. Entretanto, ao tratar do instrumental técnico na perspectiva dialética, compreende-se que este deve ser usado para conhecer o modo de vida da população e apreender as suas necessidades e demandas, assegurando o acesso aos direitos sociais (SILVA E MOURA, 2016, p. 114).

    Portanto, temos:

    D – Correta.

    A, B, C e E – Incorretas.

    Gabarito: D

    Referência:

    SILVA, M. S. da S.; MOURA, R. R. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social. In: LAVORATTI; COSTA (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.