SóProvas


ID
5504407
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Fred pretende promover ação com pedido condenatório do município por ter caído em um bueiro destampado. Houve alerta de vários munícipes quanto ao fato, e a secretaria competente não se pronunciou sobre o assunto. Nos termos da doutrina do Direito Administrativo, a responsabilidade do município decorre da existência de omissão:

Alternativas
Comentários
  • Omissão específica, o Estado responde OBJETIVAMENTE, conforme o art. 37, § 6º, da CF.

    Portanto, responsabilidade OBJETIVA.

  • Omissão específica = responsabilidade objetiva

  • omissão é específica quando o Estado tem a obrigação de evitar o dano. Isso ocorre nos caos de bueiros destampados que ensejam a queda de uma pessoa, causando-lhe danos. ... Assim sendo, quando há responsabilidade civil por omissão específica, o Estado responde objetivamente, conforme o art. 37, § 6º, da CF.

  • O FRED VAI TE PEGAR

  • Gabarito: A

    Sou professora de Redação e corrijo de acordo com o espelho da banca e seus critérios de correção. O valor é dez reais e corrijo em até 36 horas. Entre em contato comigo para maiores informações pelo whatssap 21987857129.

  • Trata-se de questão que explorou o tema da responsabilidade civil do Estado, mais precisamente em se tratando de comportamentos omissivos.

    Sobre este assunto, parcela relevante da doutrina, realmente, sustenta a necessidade da existência do que se denomina como omissão específica, ou seja, quando seja previsível e evitável a eclosão do resultando danoso, sendo que o Estado, a despeito disso, permanece inerte.

    A propósito, por exemplo, a linha defendida por Rafael Oliveira:

    "Todavia, somente será possível responsabilizar o Estado nos casos de omissão específica, quando demonstradas a previsibilidade e a evitabilidade do dano, notadamente pela aplicação da teoria da causalidade direta e imediata quanto ao nexo de causalidade (art. 403 do CC). Vale dizer: a responsabilidade restará configurada nas hipóteses em que o Estado tem a possibilidade de prever e de evitar o dano, mas permanece omisso."

    Com base nos fundamentos acima expostos, conclui-se que apenas a letra A encontra-se correta.


    Gabarito do professor: A

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 764.
  • Gab. A

    Por ser uma questão de múltipla escolha, fica fácil ir eliminando. Mas se fosse para julgar certo ou errado, com base na doutrina que estudei e pesquisas na internet, juntamente com resoluções de outras questões, o gabarito estaria errado no caso de ser omissão específica. Veja que o dano está atrelado à culpa de serviço (responsabilidade subjetiva, culpa anônima), que poderia ter atingido a qualquer um ali da localidade, ocorrendo uma omissão genérica. Isso é diferente da omissão específica, quando o Estado tem o dever de garantir a integridade de alguém que está sob a sua tutela imediata, está sob a sua vigilância. Por exemplo, quando uma criança está na escola, o Estado tem o dever de zelar pela sua integridade; caso, num dia de aula, começasse a ocorre uma forte chuva, deixando as ruas perigosas, e essa criança escapasse da escola por um portão está aberto, sendo que deveria está fechado, e ela se acidentasse, sofrendo grave dano à sua integridade física, aí sim seria responsabilidade objetiva (omissão específica).