SóProvas


ID
5504554
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A microfilmagem é um método de se gerenciar e armazenar informações, por meio da captação de imagens dos documentos, por um processo fotográfico. Conforme o art. 1.º do Decreto n.º 1.799/1996, a microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei n.º 5.433/1968, abrange os documentos oficiais ou públicos, de qualquer espécie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, inclusive da administração indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e os documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas. Quanto a esse tema, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 5°, § 1° Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.

    b) Art. 5°, § 3° O armazenamento do filme original deverá ser feito em local diferente do seu filme cópia.

    c) A microfilmagem reduz custos de manutenção, acelerando o processo de informação, diminuindo as áreas quadradas ocupadas pelos arquivos convencionais, protegendo a documentação contra danos materiais e simplificando as tarefas de rotina administrativa.

    d) Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

    e) Art. 18. Os microfilmes originais e os filmes cópias resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, deverão ser mantidos pelos prazos de prescrição a que estariam sujeitos os seus respectivos originais.

    Fontes: Decreto nº 1.799/1996 e aulas da Prof. Katia Quadros.

    Gab. B

  • A questão tem como base o Decreto nº 1.799/96, que regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968.

    a) Segundo o § 1° do Art. 5º do Decreto nº 1.799/96, que regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968,

    "§ 1° Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original." Certa.

    b) Segundo o § 3° do Art. 5º do Decreto nº 1.799/96, que regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968,

    "3° O armazenamento do filme original deverá ser feito em local diferente do seu filme cópia." Errada.
    c) O conjunto documental microfilmado pode continuar sendo acessado por meio das microfichas, preservando o documento original. Além disso, os rolos de microfilme podem ficar armazenados nas sedes da instituição, cujo custo de armazenamento é alto, enquanto os originais, que possuem um volume maior, ficam armazenados em locais de baixo custo. Certa.

    d) Segundo o Art. 13 do Decreto nº 1.799/96, que regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968,

    "Art. 13 Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor." Certa.

    e) Segundo o Art. 18 do Decreto nº 1.799/96, que regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968,

    "Os microfilmes originais e os filmes cópias resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, deverão ser mantidos pelos prazos de prescrição a que estariam sujeitos os seus respectivos originais." Certa.
    Fonte: BRASIL. Decreto nº 1.799 de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei nº 5.433 que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Quando eu vi a alternativa "B" já marquei...

    NENHUM DOCUMENTO MICROFILMADO PODERÁ FICAR AMARZENADO NO MESMO LOCAL DO DOCUMENTO ORIGINAL - POR QUESTÃO DE SEGURANÇA.