SóProvas


ID
5504596
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    O processo administrativo, em sentido prático e amplo, é o conjunto de medidas jurídicas e materiais, praticadas em certa ordem e cronologia, necessárias ao registro de atos da Administração Pública, ao controle do comportamento dos administrados e de seus servidores, a compatibilizar, no exercício do poder de polícia, os interesses público e privado, a punir seus servidores e terceiros, a resolver controvérsias administrativas e a outorgar direitos a terceiros.


Diogenes Gasparini. Direito administrativo. 17.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012 (com adaptações).


A  Administração Pública obedecerá, entre outros, aos princípios da legalidade, do informalismo, da oficialidade, da moralidade, da ampla defesa, da publicidade, do contraditório, da segurança jurídica, do interesse público e da eficiência. O princípio que exige o respeito ao decoro, aos padrões éticos, à boa-fé, à lealdade, à honestidade e à probidade, na prática diária da boa administração e no processo administrativo, é o princípio do(a) 

Alternativas
Comentários
  • 1. Legalidade: a Administração Pública somente deve fazer o que é autorizado pela lei. 2. Impessoalidade: os atos da Administração devem ser fundamentados no interesse público. 3. Moralidade: os atos devem ser motivados por ética, boa-fé e probidade administrativa (honestidade). 4. Publicidade: os atos administrativos devem ser públicos para garantir a transparência do que é praticado. 5. Eficiência: a Administração deve buscar a maior eficiência possível em suas práticas.
  • Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o princípio da moralidade se refere ao dever dos agentes públicos de seguir os valores morais, os bons costumes, as regras da boa administração, os princípios da justiça e da equidade, a ideia comum de honestidade, a ética, a boa-fé e a lealdade.

    Logo, a alternativa “D" é a correta.

    ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

  • GABARITO: D

    Princípio da moralidade administrativa

    Evidencia-se que tanto os agentes quanto a Administração devem agir conforme os preceitos éticos, já que tal violação implicará em uma transgressão do próprio Direito, o que caracterizará um ato ilícito de modo a gerar a conduta viciada em uma conduta invalidada.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9094/Principio-da-moralidade-administrativa

  • Falou probidade, ética e boa, está se falando do princípio da Moralidade.

  • Moralidade 

    A)O que é moralidade? Não basta ser legal, precisa ser honesto 

    B)Quais são os sinônimos de moralidade?  honestidade, probidade, boa-fé, ética, decoro, lealdade. 

    • Probidade diz respeito à integridade de caráter, honradez  
    • Decoro é o mesmo que agir com decência e pudor, seguindo as normas morais e éticas previstas em uma sociedade.  

  • GAB: C

    Falou de decoro, ética e blá blá blá------> MORALIDADE

  • principio da moralidade está relacionado ao dever de honestidade, probidade, ética e boa-fé do administrador

    OBS: é a não corrupção por parte do agente público

    • NÃO CONFUDIR a moral social com a moral jurídica

    Moral social: está relacionada a noção de do certo e o errado para a sociedade

    Moral jurídica: está relacionada a com a boa e a má administração

    vale ressaltar que a para direito administrativo deve observar a moral jurídica

  • Moralidade Administrativa:

    Trata-se do princípio que impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração

  • MORALIDADE!

  • A questão trata dos princípios administrativos, em especial, dos princípios que regem o processo administrativo. Vejamos cada um dos princípios abordados nas alternativas da questão.

    Princípio da legalidade é o princípio segundo o qual os agentes públicos só podem agir com amparo em lei, não podem agir contra a lei ou na falta de lei, devem atuar apenas quando a lei autorizar sua atuação.

    Princípio da publicidade é o princípio segundo o qual, em regra, os atos da Administração Pública são públicos e devem ser divulgados da forma mais ampla possível, sendo o sigilo uma exceção.

    Princípio do informalismo ou do formalismo moderado é o princípio segundo o qual, nos processos administrativos, os atos só terão forma específica quando lei expressamente exigir.

    Princípio da moralidade é o princípio que determina que os agentes públicos devem agir não apenas de acordo com a lei, mas também de forma moral, com honestidade, boa-fé e em conformidade com padrões éticos.

    Princípio da oficialidade é o princípio que determina que, nos processos administrativos, os atos podem ser praticados de ofício pela autoridade competente para impulsionar o processo, independentemente de manifestação das partes.

    Verificamos que o enunciado da questão se refere ao princípio da moralidade.

    Gabarito do professor: D. 


  • GABARITO - D

    São sinônimos de moralidade em prova de concurso: Boa-fé , lealdade de conduta,

    ética , Decoro...

    Bons Estudos!!

  • GABARITO: D

  • Falou de boa fé é moralidade