SóProvas


ID
5504854
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Antônio, advogado, passou a residir com sua namorada Lorena, em 2012, com objetivo declarado, pelo próprio casal, de constituir uma união estável, ainda que não guarnecida por escritura pública. A partir de então, Antônio começou a participar do cotidiano de Lucas, filho de Lorena, cuja identidade do pai biológico a própria mãe desconhecia. No início de 2018, Antônio procedeu ao reconhecimento voluntário de paternidade socioafetiva de Lucas, com base no Provimento nº 63/2017 CNJ.


Em meados de agosto de 2020, a convivência de Antônio e Lorena chegou ao fim. Diante deste cenário, Antônio comprometeu-se a pagar alimentos para Lucas, que estava com 13 anos de idade, até os 21 anos de idade do filho, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), mediante acordo homologado judicialmente. Porém, no final de 2020, Antônio recebeu a notícia de que o escritório de que ele é sócio perdeu um de seus principais clientes, fato cujo impacto financeiro gerou a redução de 30% dos seus rendimentos mensais.


Quando soube de tal notícia, Antônio procurou Lorena, como representante legal de Lucas, para fixar um valor mais baixo de pensão a ser pago, ao menos durante um período, mas ela recusou-se a estabelecer um novo acordo.


Conforme este contexto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente, é importante destacar que a pensão alimentícia deve ser fixada de modo a enquadrar-se dentro das necessidades de quem a recebe e das possibilidades de quem a presta. Contudo, podem acontecer situações em que o valor da pensão pode onerar de forma excessiva quem está cumprindo mensalmente com tal obrigação. Nesses casos, pode ser necessário que a prestação seja reduzida. Para que isso ocorra, é necessário que a pessoa que presta os alimentos (pai, normalmente) entre com uma Ação Revisional de Alimentos, solicitando a diminuição do valor a ser pago, mediante provas de que está absolutamente impossibilitado de continuar com a despesa no montante em que está.

    Por exemplo, caso ocorra uma situação de doença, desemprego, diminuição acentuada de salário ou renda, pode ser possível que o valor da pensão alimentícia seja reduzido, para se adequar a um cenário onde o devedor consiga honrar com o pagamento. Assim, torna-se possível uma redução do valor pago mensalmente, que sempre ocorrerá mediante a apreciação do judiciário.

    O que torna correta a alternativa C.

  • A questão cobra o conhecimento acerca dos efeitos jurídicos da parentalidade socioafetiva e, nesse sentido, verificando que a parentalidade socioafetiva ocasiona todos os efeitos jurídicos, inclusive alimentos, todas as regras alimentares são aplicadas ao caso. Sendo assim, para mudar o valor devido de alimentos é preciso uma demanda revisional com essa finalidade, pautada no artigo 1699 do CC

    - Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.

    Portanto, a alternativa correta é a letra C.

  • A questão é sobre direito de família.

    A) O legislador é bem claro ao dispor, no art. 1.699 do CC, que “se fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.

    Embora recebam a denominação de “definitivos", os alimentos podem ser revistos sempre que sobrevier mudanças na condição financeira de quem os dá ou os recebe, podendo o interessado requerer em juízo a sua exoneração, redução ou majoração (art. 1.699 do CC).

    Assim, os pressupostos objetivos de obrigação de prestar alimentos, ou seja, a necessidade do reclamante e possibilidade da pessoa obrigada, podem variar, permitindo o legislador que, por meio de ação revisional ou de exoneração, se proceda à alteração da pensão.

    Toda decisão ou convenção à respeito de alimentos traz implícita a cláusula rebus sic stantibus (se as coisas assim permanecerem). Por esta razão é que a sentença da ação de alimentos não faz coisa julgada material, mas apenas formal, estando sujeita a reexame ou revisão.

    Antônio poderá reivindicar a redução do quantum. Incorreta;


    B) Os filhos socioafetivos têm o direito de pleitear alimentos frente aos seus pais.
    Todos os filhos são iguais perante a lei, sejam eles biológicos, adotivos, socioafetivos ou, até mesmo, aqueles havidos por inseminação artificial heteróloga (com material genético de terceiro).

    Ressalte-se que a filiação socioafetiva independe da realização de registro, sendo suficiente a consolidação do vínculo afetivo entre as partes ao longo do tempo. Incorreta;


    C) Em harmonia com as explicações da letra A. Correta;



    D) Conforme outrora explicado, vale a cláusula
    rebus sic stantibus, estando a sentença sujeita a reexame ou revisão. Incorreta.




     

    Gabarito do Professor: LETRA C

  • Quando se fala em Alimentos é necessário sempre estar atento ao trinômio necessidade-possibilidade-razoabilidade, sendo assim, na situação fática a necessidade poderia até ser a mesma, porém a possibilidade da manutenção da pensão alimentícia ficou afetada por conta do impacto financeiro na redução de 30% dos rendimentos do alimentante. Dessa forma é possível manejar Ação Revisional de Alimentos visando reduzir o valor da pensão baseado no trinômio anteriormente citado.

  • Ação Revisional de Alimentos.

    Art. 1.699, CC: Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.

  • Art. 1.699, cc/02= reduz ou exclui-se de paga pensão alimentia.=deseja cai fora .

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na prova da OAB.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 490 mapas mentais para prova da OAB.

    Link: https://go.hotmart.com/W62298174Y

     Estude 10 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões sobre o assunto de cada mapa mental estudado.

    → Em 45 dias você terá estudado os 490 mapas e resolvido aproximadamente de 5000 questões.

    Faça esse procedimento e seu aproveitamento melhorará em até 85%!