De acordo com a referência:
Inteligência fluida - Entendida como o potencial para compreender e relacionar conceitos e informações, assim como para solucionar problemas novos, para os quais não há conhecimento ou respostas prontas armazenadas na memória. Altamente relacionada ao desempenho acadêmico, se expressa por meio do processamento de informações e representa a "base para a aprendizagem".
Como a referência não conceitua a cristalizada, procurei em Schelini (2006):
Inteligência cristalizada - Representa tipos de capacidades exigidas na solução da maioria dos complexos problemas cotidianos, sendo conhecida como “inteligência social” ou “senso comum”. Desenvolvida a partir de experiências culturais e educacionais, estando presente na maioria das atividades escolares, porém não pode ser entendida como sinônimo de desempenho escolar. A inteligência cristalizada tende a evoluir com o aumento da idade, ao contrário da fluida que parece declinar após a idade de 21 anos, devido à gradual degeneração das estruturas fisiológicas.
Outra referência coloca em palavras mais fáceis:
Em 1942, Catell identificou, no fator g, dois fatores gerais de inteligência, os quais denominou inteligência fluida (Gf) e inteligência cristalizada (Gc). Na primeira, o foco está no raciocínio, no processamento cognitivo, ou seja, no modo como a pessoa lida com informações das quais não possui um aprendizado prévio. Já na segunda, o foco está no conhecimento, na manipulação de informações das quais se tem um conhecimento prévio (Primi, Santos & Vendramini, 2002).
Para a questão:
I - F , a referência traz esse conceito como inteligência fluida.
"Dito de forma mais prática, inteligência fluida (Gf) se expressa por meio do processamento de informações, tais como: relacionando ideias complexas, atribuindo significado, formando assim conceitos abstratos, derivando implicações lógicas a partir do reconhecimento de regras gerais."
II - V , a referência traz o seguinte texto:
"Uma vasta bibliografia tem investigado questões sobre a relação inteligência e escolaridade (...). A maioria do conhecimento acumulado sobre a inteligência provém dos testes de habilidades cognitivas e que eles, além de amplamente utilizados atualmente, também são considerados válidos porque se correlacionam fortemente com resultados da vida real (...)"
III - V , copia e cola do conceito já exposto acima, diretamente da referência.
Gabarito: Letra A