SóProvas


ID
5505928
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de mortalidade no Brasil. Em 2018, 24,7% da população que vivia nas capitais brasileiras afirmaram ter diagnóstico de hipertensão. O tratamento medicamentoso para hipertensão envolve, entre outros: diuréticos, inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina), bloqueadores do receptor da angiotensina 1 e bloqueadores dos canais de cálcio. Com base nos medicamentos anti-hipertensivos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A, B e C estão corretas. D - está errada, o propranolol é um antagonista B inespecífico que atravessa a BHE causando efeitos colaterais no SNC, logo pode potencializar o efeito de outros depressores.

  • Os b-bloqueadores lipofílicos (propranolol, oxprenolol, timolol, metropolol, pindolol, labetolol) tem acesso ao SNC e podem produzir uma variedade de efeitos colaterais, como: como depressão, desorientação e letargia.

    Estas drogas estão envolvidas em interações com outras drogas, pois afetam a atividade enzimática microssomal e é por esta razão que os beta-bloqueadores, como o propanolol, podem modificar o metabolismo de alguns medicamentos, por diminuírem o débito hepático e/ou o metabolismo oxidativo.

    O propanolol diminui a depuração do diazepam em 17% e da lidocaína em 30%, logo potencializa o efeito destes fármacos.

    A diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas é um dos mecanismos dos b-bloqueadores não seletivos, como é o caso propanolol, por isso que este fármaco apresenta características de ser um depressor do SNC.