SóProvas


ID
550681
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os exames médicos que devem constar do PCMSO, o(a)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 17:
    No exame médico demissional , será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de;
    - 135 dias para as empresas de Grau de Risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;
    - 90 dias para as empresas de Grau de Risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.
  • Obviamente deveria ter sido anulada, tendo em vista que a questão nao informou qual o grau de risco.
    Portanto, está incorreto afirmar que o exame demissional é desnecessário se o periódico tiver ocorrido até 90 dias antes da homologação da demissão, pois isso apenas se aplica nas de grau de risco 3 ou 4.
  • O gabarito está correto. O ítem B é o único que é verdadeiro. Se o exame periódico ocorreu até 90 dias está dispensado de realizar o demissional, pois atende todas as hipóteses de grau de risco possível (90 dias para risco 3 e 4 e 135 para risco 1 e 2).
  • QUESTÃO: Sobre os exames médicos que devem constar do PCMSO, o(a)
    a) exame admissional deve ser realizado até no máximo 5 dias após o início do trabalho. - Correção: deve ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
    b) exame demissional é desnecessário se o periódico tiver ocorrido até 90 dias antes da homologação da demissão. - Observação: será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: 135 dias para empresas de grau de risco 1 e 2 e 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4.  ------ Poderia estar mais completo essa sentença, visto que temos a duas possibilidades dispostas em lei.
    c) exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno após afastamento superior a 15 dias. - Correção: deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
    d) médico deverá emitir o ASO em três vias para cada exame realizado. - Correção: em duas vias do ASO (uma arquivada no local de trabalho do trabalhador e a outra em posse do trabalhador).
    e) primeira via do ASO deverá sempre ser entregue ao trabalhador, mediante assinatura de recibo na segunda via.  - Correção: em duas vias do ASO (a primeira arquivada no local de trabalho do trabalhador e a segunda em posse do trabalhador com recibo na primeira via).

  • A questão não tem problema porque se a empresa for grau de risco 1 ou 2 e a pessoa tiver feito o exame 90 dias antes da homologação dá no mesmo, visto que 135 dias é o máximo admitido para grau 1 e 2. O contrário (135 dias para grau 3 e 4) é que não pode acontecer! Então caso estivesse escrito na questão 135 dias estaria errado porque não abrange todos os casos. 

    Para quem não entendeu minha explicação confusa:  
    Quais elementos (dias) são comuns no conjunto dos riscos???
    Risco 1 e 2 = {dia 135 ... dia 90, dia 89, dia 88..}
    Risco 3 e 4 = { dia 90, dia 89, dia 88..}

    A banca ainda poderia ter escrito: O exame demissional é desnecessário se o periódico tiver ocorrido até 10 dias antes da homologação da demissão. Ainda estaria correto..  Para facilitar ainda mais põe um ponto de interrogação no fim da questão: O exame demissional é desnecessário se o periódico tiver ocorrido até 90 dias antes da homologação da demissão? sim é desnecessário. 
  • Muito mal feita esta questão.

    O item "B" está incompleto demais para ser considerado correto. 

    É como eu sempre digo, ou cobra-se o que a norma diz realmente ou então não se deve colocar uma questão destas.