SóProvas


ID
5508604
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPREMU
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) diferenciam-se de outros órgãos regidos pela Contabilidade Pública por, entre outros aspectos, trazer para o balanço as provisões atuariais.
Com relação à Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 03 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

    #DIRETOAOPONTO: Obrigação presente decorrente de evento passado, provável saída de recursos e estimativa confiável do valor da obrigação são requisitos para o reconhecimento de uma provisão e não um passivo contingente. Incorreto item B. Os demais estão de acordo com a NBC T SP 03.

    #INDOMAISFUNDO:

    NBC T SP 03 - PROVISÕES, PASSIVOS CONTIGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

    A provisão deve ser reconhecida quando:

    (a) a entidade tem obrigação presente (formalizada ou não) decorrente de evento passado;

    (b) for provável que seja necessária a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços para que a obrigação seja liquidada; e

    (c) uma estimativa confiável possa ser realizada acerca do valor da obrigação.

    Se essas condições não forem atendidas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.

    Em alguns casos, não é claro se existe ou não obrigação presente. Nesses casos, presume-se que evento passado dá origem à obrigação se, levando-se em consideração todas as evidências disponíveis, for mais provável que a obrigação exista na data das demonstrações contábeis. 

    A melhor estimativa do desembolso necessário para a liquidação da obrigação presente corresponde ao valor que a entidade racionalmente pagaria para, na data do balanço, liquidar a obrigação ou para transferi-la para um terceiro.

  • GABARITO: B

    Complementando o comentário do colega. A alternativa "B" está INCORRETA, pois o PASSIVO CONTINGENTE é:

    1. Uma obrigação possível resultante de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos que não estão totalmente sob o controle da entidade; ou
    2. Uma obrigação presente resultante de eventos passados, mas que NÃO É RECONHECIDA porque:
    • É improvável uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços seja exigida para a extinção da obrigação; ou
    • Não é possível fazer uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Fonte: NBC T SP 03