Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O prédio que pegou fogo nesta quinta-feira (29. jul.) é o que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 18h30. Pessoas que estão na esquina estavam no prédio e conseguiram sair a tempo. (G1.globo.com https://bitlybr.com/xuSj8cU. 29.07.2021. Adaptado) Sobre o incêndio ocorrido na Cinemateca Brasileira, é correto afirmar que o prédio
C) atingido continha um acervo com roteiros, arquivos em papel, cópias de filmes e equipamentos antigos. [Gabarito]
Incêndio atinge um dos galpões da Cinemateca Brasileira, em São Paulo
Roteiros, arquivos em papel, cópias de filmes e equipamentos antigos que pegaram fogo seriam usados na montagem de um museu para contar a história do cinema brasileiro.
Por Jornal Nacional
29/07/2021 21h57 Atualizado há 3 meses
Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O prédio que pegou fogo nesta quinta-feira (29) é o que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Ele não é aberto ao público, diferentemente do prédio mais conhecido, que fica na Vila Mariana, onde funcionam duas salas de cinema, com exposições e museus.
Nesse prédio, ficavam guardados 1 milhão de documentos da antiga Embrafilme como roteiros, arquivos em papel, cópias de filmes e equipamentos antigos. Alguns tinham mais de 100 anos e seriam usados na montagem de um museu, para contar a história do cinema brasileiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 18h30. Pessoas que estão na esquina estavam no prédio e conseguiram sair a tempo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Este foi, pelo menos, o terceiro acidente registrado desde que o galpão foi inaugurado.
Esse mesmo prédio já pegou fogo em 2016. Cerca de 500 obras foram destruídas. A maioria tinha cópia. Em fevereiro de 2020, o prédio foi atingido por uma enchente.
A administração da Cinemateca foi passada para o governo federal em agosto de 2020. Oito meses depois, em abril deste ano, os trabalhadores da Cinemateca fizeram um manifesto alertando para a situação de abandono da instituição e pediram esclarecimentos à Secretaria Nacional do Audiovisual sobre a efetivação do plano emergencial anunciado pelo secretário de Cultura Mário Frias, em dezembro de 2020.
O ex-diretor da Cinemateca foi ao local assim que soube do incêndio e se emocionou:
“A memória do audiovisual brasileiro nesse estado. Desolação. Total desolação. De pesar...”, disse Carlos Magalhães.
A Secretaria Especial da Cultura declarou que o sistema de climatização do galpão da Cinemateca passou por manutenção há cerca de um mês e que pediu apoio à Polícia Federal
para investigar as causas do incêndio.
Link: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/07/29/incendio-atinge-um-dos-galpoes-da-cinemateca-brasileira-em-sao-paulo.ghtml
Grandes tragédias como acidentes, catástrofes com perda de vidas, que causam grande comoção na sociedade e repercussão midiática devem ser acompanhadas com atenção em suas causas e consequências, especialmente se ocorrem com alguma proximidade da realização da prova. Em geral, quanto maior o tempo de repercussão mais importante é conhecer o incidente. Sobre o incêndio referido buscamos a alternativa correta.
A) Não foi esvaziado anteriormente e ocorreu grave perda de acervo.
B) O prédio da instituição que recebe público é outro.
C) Parte considerável da memória do audiovisual brasileiro perdeu-se nesse incêndio.
D) Era um dos prédios de um complexo o que evitou que a perda fosse ainda maior.
E) Não possuía sistemas atualizados de combate e prevenção a incêndio o que causou grandes perdas materiais.
GABARITO DO PROFESSOR: C