SóProvas


ID
5509159
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jaguariúna - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No diagnóstico diferencial entre uma emergência e uma urgência endodôntica com o objetivo de se identificar o melhor momento de intervenção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Uma emergência endodôntica é definida como a dor e/ou uma tumefação causada por diversos estágios de inflamação ou infecção dos tecidos pulpares e/ou periapicais. As odontalgias são causadas geralmente por cáries, restaurações profundas ou defeituosas, além dos traumas. Os pacientes que manifestam dores severas ou referidas tinham quase sempre uma história prévia de dor no dente afetado. Aproximadamente 85% de todas as emergências odontológicas ocorrem em consequência de uma patologia pulpar ou periapical, que exige a extração do dente ou um tratamento endodôntico para o alívio dos sintomas. Há sete quadros clínicos iniciais que são considerados como emergências endodônticas: 1. Pulpite irreversível com região periapical normal 2. Pulpite irreversível e periodontite apical aguda 3. Necrose pulpar com periodontite apical aguda, sem edema 4. Necrose pulpar, edema flutuante, com drenagem de secreção 5. Necrose pulpar, edema flutuante, sem drenagem de secreção 6. Necrose pulpar, edema facial difuso, com drenagem de secreção pelos canais 7. Necrose pulpar, edema facial difuso, ausência de drenagem Existem outras emergências endodônticas que não foram discuti das nesses levantamentos. Essas emergências estão relacionadas às lesões dentárias traumáticas. (COHEN, CAMINHOS DA POLPA)
  • GABARITO D: uma emergência verdadeira raramente dura mais que 2 a 3 dias, que é o período normal de uma resposta inflamatória aguda.
  • Gente buguei nessa, emergência não seria quando há risco de morte? alguém sabe explicar essa questão.?