SóProvas


ID
5509600
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

O mundo é dos românticos
   O que querem as mulheres? Freud, que era Freud, não conseguiu responder à pergunta. Mas o “Wall Street Journal” incendiou as sensibilidades com um cenário aterrador.
  O mérito pertence a Gerard Baker. Escreveu o editorialista que, nos EUA, as mulheres já representam 57% dos graduados com curso superior. Na pós-graduação, o número sobe para 59%. O futuro será delas, não deles.
   Todavia esse triunfo, embora positivo para uma sociedade mais igualitária, traz um problema inusitado. Se existem três homens graduados para quatro mulheres na mesma situação, com quem vão se casar as mulheres?
   Explico melhor. Para um homem, o estatuto social ou profissional de uma mulher não é uma prioridade. E alguns, mais inseguros, até preferem parceiras que estejam um degrau abaixo das suas habilitações acadêmicas ou contas bancárias.
   Com as mulheres, é a situação inversa. As donzelas valorizam o estatuto social ou profissional do homem de uma forma mais seletiva. É fazer as contas: não haverá doutores suficientes para tantas doutoras exigentes.
   Quando li o editorial, ri e me perguntei: de onde saiu esse dinossauro? Mas depois, com o riso a apagar-se, dei por mim a pensar nas minhas amigas. Com quem casaram elas, afinal?
   Na esmagadora maioria, casaram no interior da mesma classe. Em teoria, algumas delas, médicas ou jornalistas, poderiam se apaixonar pelo encanador. Na prática, isso só acontece nos filmes de Hollywood.
   E se o leitor desconfia do meu universo pessoal, há sempre estudos impessoais para esclarecer estas matérias. Um deles foi realizado pela Universidade de Swansea, no Reino Unido.
   Os pesquisadores entrevistaram 2.700 alunos de cinco países (Singapura, Malásia, Austrália, Noruega e Reino Unido) com uma pergunta fundamental: o que mais valoriza num potencial parceiro? Na lista de opções, estas oito características: beleza, finanças, gentileza, humor, castidade, religiosidade, criatividade, desejo de ter filhos.
   Os resultados, partilhados pela revista “Time”, não mentem: os homens valorizam mais a beleza; as mulheres valorizam mais as finanças. O mundo é um lugar cruel?
   Não, porque o mesmo estudo coloca no primeiro lugar para cada um dos sexos a mesma virtude imaterial: a gentileza. Antes da beleza (para eles) ou do dinheiro (para elas), parece que essa formosura da alma é o artigo mais cobiçado. A Ocidente e a Oriente.
   Será que todo mundo realmente diz a verdade nessas pesquisas?
(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/ 2019/10/o-mundo-e-dos-romanticos.shtml. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal padrão.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A) Existe nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    O verbo existir foi empregado incorretamente por não concordar com o sujeito "59% de mulheres", que está no plural

    B) A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes.

    C) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vem de países ricos.

    O verbo "vem" deveria ter sido aplicado no plural (Vêm), concordando com o sujeito "Os 2700 alunos", que está no plural

    D) O autor ressalta que não haverão homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    O verbo "haver", quando empregado com o sentido de "existir", é impessoal, devendo ser empregado na 3° pessoa do singular (haverá)

    E) Publicou-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

    O correto seria "publicaram-se", já que o verbo "publicar" é transitivo direto (não exige complemento) e deve concordar com o sujeito "os resultados"

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da construção com adequada concordância verbal:

    A) Existe nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    Incorreta. A forma verbal "existir", diferente da forma "haver" com sentido existencial, não guarda impessoalidade, devendo concordar com seu sujeito "59% de mulheres que são...".

    B) A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes.

    Correta. Não são encontrados problemas de concordância verbal.

    C) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vem de países ricos.

    Incorreta. A forma verbal "vem" deve estar pluralizada, "vêm", para concordar com seu sujeito "os 2700 alunos...".

    D) O autor ressalta que não haverão homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    Incorreta. O verbo "haver", quando no sentido de existir (existirão), é impessoal e não deve sofrer flexão.

    E) Publicou-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

    Incorreta. A forma verba transitiva direta "publicar" está acompanhada de pronome apassivador que constitui voz passiva sintética. A concordância deve ser feita com o sujeito paciente "os resultados...".

  • GABARITO: B.

    Analisando as opções com as cores:

    A) Existenos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação. ERRADO

    Existem nos Estados Unidos, o quê? 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    Observamos que a forma verbal "existir" estabelece a concordância com 59% de mulheres, isto é, só se utiliza o plural a partir de 2%.

    B) A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes.

    Oração principal: A constatação de que assusta homens menos confiantes. (Sujeito Simples - A Constatação)

    Oração subordinada:  algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas. (Sujeito - Algumas mulheres)

    C) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vêde países ricos. ERRADO

    Quem "vem" de países ricos? Os 2700 alunos (Sujeito)

    A forma verbal "vem" deve estar no plural, "vêm", para concordar com seu sujeito.

    D) O autor ressalta que não haverá homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    Incorreta. O verbo "haver", no sentido de existir é impessoal, em consequência, não deve sofrer flexão.

    EPublicaram-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

    Publicou o quê? os resultados relativos (Sujeito)

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • a) Existe nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    Incorreto. Lembre-se sempre: o verbo "existir" é invariavelmente intransitivo e pessoal, ou seja, ele dispensa complementos verbais e apresenta sujeito, em geral, posposto a ele. Correção: "Existem...59% de mulheres (...)";

    b) A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes.

    Correto. Em que pese, à primeira vista, esse sujeito parecer composto, é apenas simples cujo núcleo se reconhece no substantivo "constatação". Com este o verbo "assustar" concorda, por isso está no singular;

    c) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vem de países ricos.

    Incorreto. Guarde consigo: a forma verbal "vem" sempre reporta a núcleo do sujeito constituído de palavra no singular. Ora, é inconteste a ideia de coletivo, de plural no trecho "Os 2700 alunos...". Sendo assim, a forma verbal deve ser "vêm", que sempre reporta à noção de plural. Correção: "Os 2700 alunos...vêm de países ricos";

    d) O autor ressalta que não haverão homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    Incorreto. Solecismo de concordância primário constante na frase: o verbo "haver", quando no sentido de existir, repele a presença de sujeito. Correção: "O autor ressalta que não haverá...";

    e) Publicou-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

    Incorreto. O verbo apenas está na voz passiva sintética, ou seja, esse "se" serve exclusivamente para marcar a voz passiva. O sujeito da estrutura acima tem como núcleo o substantivo "resultados", com o qual o verbo "publicar" deve concordar. Correção: "Publicaram-se...os resultados (...)".

    Letra B

  • Vamos analisar todas as alternativas.

    a) "Existe nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação." O que existe? 59% de mulheres. Como há substantivo após o numeral, a forma verbal concorda com o termo mulheres, ficando assim existem.

    b) "A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes." A forma verbal assusta concorda com o núcleo "A constatação" Gabarito.

    c) "Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vem de países ricos." A forma verbal vem deveria concordar com "Os 2700 alunos", para que isso aconteça, deve haver o acento diferencial ficando "vêm".

    d) "O autor ressalta que não haverão homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível." O verbo haver está empregado no sentido de existir, logo deve ficar na terceira pessoa do singular.

    e) "Publicou-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres." O verbo Publicar está empregado de maneira incorreta. Há dois casos onde os verbos permaneceram invariáveis diante da partícula apassivadora "se" V.T.I e V.I, quem publica, plublica algo. Portanto a forma deveria ser "Publicaram-se".

    #vousernomeado

  • Gab. B

    A) Existe nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    A) Existem nos Estados Unidos, em relação aos homens, 59% de mulheres que são diplomadas em pós-graduação.

    _________________________________________________________________________________________________

    B) A constatação de que algumas mulheres têm formação escolar e contas bancárias altas assusta homens menos confiantes.

    _________________________________________________________________________________________________

    C) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vem de países ricos.

    C) Os 2700 alunos que participaram da pesquisa realizada pela universidade britânica vêm de países ricos.

    _________________________________________________________________________________________________

    D) O autor ressalta que não haverão homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    D) O autor ressalta que não haverá homens graduados suficientes para casar com mulheres de mesmo nível.

    _________________________________________________________________________________________________

    E) Publicou-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

    E) Publicaram-se na revista “Times” os resultados relativos à pesquisa que se propôs a elencar os quesitos mais importantes para homens e mulheres.

  • Em 01/11/21 às 20:06, você respondeu a opção B.

    Você acertou

    PCSP2022

  • Mas são tantas dificuldades...

  • "A constatação... assusta"