SóProvas


ID
5511214
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    A. Mediante ao exposto ficamos a disposição desta Coordenadoria para eventuais esclarecimentos de dúvidas que surgirem a cerca do assunto em pauta. ERRADO

    Justificativas:

    1. Mediante exige complemento direto
    2. Falta a crase antes do substantivo disposição, exigida pelo verbo "ficar". O certo seria "à disposição"
    3. "a cerca de", separado, significa "aproximadamente a". O correto para a construção da sentença seria "acerca de" (junto), que significa "falar sobre alguém, algo ou alguma coisa.

    B. Informo que seu requerimento foi indeferido vez que, ao meu ver, o propósito que ele contem não se encontra adequado à política desenvolvida neste Órgão. ERRADO

    Justificativas:

    1. O termo "vez que", para obter coesão textual, deveria ser antecedido pelo termo "uma", ficando "uma vez que". Ademais tal locução conjuntiva, levando em consideração a construção do período em questão, deveria ser isolada por vírgula;
    2. O termo "ao meu ver" atribui pessoalidade ao texto. Característica proibida aos textos de uma Redação Oficial.
    3. O verbo "conter" na terceira pessoa do singular leva acento agudo. Ou seja, escreve-se "contém".

    C. Submetemos à consideração dessa Presidência a minuta de projeto anexa, que trata do financiamento de entidades sem fins lucrativos que participem de forma complementar do Programa de Saúde Mental criado por este Conselho. CERTO *Não há erros na assertiva em questão.

    D. Solicitamos à Vossa Senhoria que nos seja encaminhado, no prazo de 15 dias, contado a partir do recebimento deste, os documentos pendentes, sob pena de arquivamento do processo. ERRADO

    Justificativas:

    1. Com exceção de "dona", "madame", "senhora" e "senhorita", NÃO VAI CRASE antes de pronomes de tratamento.
    2. O adjunto adverbial de tempo "no prazo de 15 dias", atuando no período como termo explicativo, deveria estar isolado por vírgula. Uma vez que se trata de um adjunto adverbial de grande extensão. *A vírgula em vermelho foi eu mesmo que coloquei, indicando o lugar em que há ausência inadequada de vírgula.

    E. Em atenção ao requerimento, por meio do qual solicita a concessão de pensão por morte do servidor Fulano de Tal, informo que a documentação apresentada não está completa, por gentileza, encaminhar, o mais rápido possível, os documentos a seguir relacionados. ERRADO

    Justificativas:

    1. A oração subordinada substantiva apositiva "por meio do qual solicita a concessão de pensão por morte do servidor Fulano de Tal" deveria estar isolada por vírgula. *A vírgula em vermelho foi colocada por mim, indicando a parte da estrutura que há ausência indevida de vírgula.
    2. O adjunto adverbial de modo "o mais rápido possível" também deveria estar isolado por vírgula. Uma vez que trata-se de um adjunto de grande extensão. *A vírgula em vermelho foi colocada por mim, indicando a parte da estrutura que há ausência indevida de vírgula.

    Fiquem na paz!

  • DICA:

    a cerca de (separado) significa "aproximadamente a"

    acerca de (junto) significa "a respeito", "sobre"

    há cerca de (com verbo haver) indica tempo decorrido, equivalendo-se à "faz aproximadamente".

    Fonte: Colega do QC.

  • YES! acertei, sabia que C era a correta, mas não sabia dos erros das outras!

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.



    a) Nesta frase há 3 erros: o 1º erro está no emprego da preposição "ao" após "mediante", que também é preposição, então, como não pode haver duas preposições em sequência, o correto é Mediante o exposto; o 2º erro é devido à falta do acento grave em "ficamos a disposição", pois o verbo ficar, no sentido de hospedar-se é transitivo indireto, assim, deve haver crase (ficamos à disposição); e o 3º erro está no emprego da expressão "a cerca de". Ela, quando separada, significa "aproximadamente a". Entretanto, na frase o sentido correto é "falar sobre alguém, algo ou alguma coisa". Ou seja, a construção correta é "acerca de" (junto).


    b) Nesta frase há 3 erros: o 1º erro está no termo "vez que", que está na sua forma reduzida, o que não é permitido nos textos oficiais que determinam o emprego da linguagem formal. Assim, o correto é empregar uma vez que; o 2º erro está na ausência de vírgula antes da locução conjuntiva que, conforme mencionado, deveria ser “uma vez que"; o 3º está no emprego da expressão "ao meu ver", que atribui pessoalidade ao texto e, portanto, infringe um dos atributos da redação oficial, que é o da impessoalidade; e o 4º erro está na ausência do acento do verbo "conter". Como ele está na 3ª pessoa do singular, deve ser usado o acento agudo. Ou seja, escreve-se contém.


    c) Verificamos que a frase apresentada nesta alternativa atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, a ortografia, a acentuação, o uso das vírgulas, do acento grave (Submetemos à consideração), a concordância do vocábulo "anexa" e também do pronome demonstrativo "este" foram empregados corretamente. Dessa forma, esta alternativa está correta.

    d) Nesta frase há 2 erros: o 1º erro diz respeito ao uso do acento grave na construção "Solicitamos à Vossa Senhoria". Tal emprego é indevido porque não ocorre crase antes de pronome demonstrativo, exceto em aquele – e suas flexões –, mesmo, tal e, próprio; o 2º é referente à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial de tempo longa, que está deslocada (no prazo de 15 dias). De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas.

    e) Nesta frase há 2 erros: o 1º erro diz respeito à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial de instrumento, que é longa e está deslocada (por meio do qual solicita a concessão de pensão por morte do servidor Fulano de Tal). De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas; o 2º erro ocorre também devido à ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial de modo "o mais rápido possível", que também é longo e está deslocado.


    Gabarito do Professor: Letra C
  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    a) Nesta frase há 3 erros: o 1º erro está no emprego da preposição "ao" após "mediante", que também é preposição, então, como não pode haver duas preposições em sequência, o correto é Mediante o exposto; o 2º erro é devido à falta do acento grave em "ficamos a disposição", pois o verbo ficar, no sentido de hospedar-se é transitivo indireto, assim, deve haver crase (ficamos à disposição); e o 3º erro está no emprego da expressão "a cerca de". Ela, quando separada, significa "aproximadamente a". Entretanto, na frase o sentido correto é "falar sobre alguém, algo ou alguma coisa". Ou seja, a construção correta é "acerca de" (junto).

    b) Nesta frase há 3 erros: o 1º erro está no termo "vez que", que está na sua forma reduzida, o que não é permitido nos textos oficiais que determinam o emprego da linguagem formal. Assim, o correto é empregar uma vez que; o 2º erro está na ausência de vírgula antes da locução conjuntiva que, conforme mencionado, deveria ser “uma vez que"; o 3º está no emprego da expressão "ao meu ver", que atribui pessoalidade ao texto e, portanto, infringe um dos atributos da redação oficial, que é o da impessoalidade; e o 4º erro está na ausência do acento do verbo "conter". Como ele está na 3ª pessoa do singular, deve ser usado o acento agudo. Ou seja, escreve-se contém.

    c) Verificamos que a frase apresentada nesta alternativa atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, a ortografia, a acentuação, o uso das vírgulas, do acento grave (Submetemos à consideração), a concordância do vocábulo "anexa" e também do pronome demonstrativo "este" foram empregados corretamente. Dessa forma, esta alternativa está correta.

    d) Nesta frase há 2 erros: o 1º erro diz respeito ao uso do acento grave na construção "Solicitamos à Vossa Senhoria". Tal emprego é indevido porque não ocorre crase antes de pronome demonstrativo, exceto em aquele – e suas flexões –, mesmo, tal e, próprio; o 2º é referente à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial de tempo longa, que está deslocada (no prazo de 15 dias). De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas.

    e) Nesta frase há 2 erros: o 1º erro diz respeito à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial de instrumento, que é longa e está deslocada (por meio do qual solicita a concessão de pensão por morte do servidor Fulano de Tal). De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas; o 2º erro ocorre também devido à ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial de modo "o mais rápido possível", que também é longo e está deslocado.

    Gabarito do Professor QC: Letra C