SóProvas


ID
5513584
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal Militar
Assuntos

À LUZ DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR NO TEMPO, QUANTO AOS PRINCÍPIOS LIMITADORES DA INFLIÇÃO DE SANÇÕES DO DIREITO PENAL MILITAR, DENTRE OS ADIANTE ENUMERADOS, INDIQUE A OPÇÃO QUE ADMITE EXCEÇÃO (ÇÕES):


I. Reserva Legal;

II. Taxatividade;

III. Irretroatividade;

IV. Ultratividade;

V. Intervenção Mínima;

VI. Humanidade.


Opções para resposta:

Alternativas
Comentários
  • GAB d

    Vamos com tudo PM/PC Goiás

  • D

  • Alguém poderia explicar a exceção ao princípio da Humanidade por favor?

  • I. Reserva Legal;

    Incorreta. O "princípio da reserva legal" está insculpido no art. 5º, II, da Constituição Federal e no art. 1º do Código Penal Militar e está relacionado com o princípio da legalidade. Observa-se que esse princípio não admite exceções, ou seja, toda pessoa que for acusada somente poderá ser processada caso haja lei anterior tipificando a conduta como crime e prevendo a pena correspondente. 

    II. Taxatividade;

    Incorreta. Com fundamento no princípio da taxatividade, toda conduta criminosa deve estar prevista em lei de forma clara e precisa, sendo vedada a utilização de conceitos vagos ou imprecisos. Portanto, referido princípio não admite exceções

    III. Irretroatividade;

    Correta. Vigora no Direito Penal Militar a irretroatividade da lei, ou seja, como regra, a lei penal somente pode alcançar fatos a ela supervenientes. Contudo tem-se como exceção, a retroatividade da lei mais benigna, prevista no art. 2°, §1º, do CPM, que possibilita a aplicação de lei posterior quando esta for mais benéfica ao agente, ainda quando já tenha sobrevindo sentença condenatória irrecorrível.

    IV. Ultratividade;

    Correta. A ultratividade da lei penal está expressa no art. 4º do CPM. De acordo com o dispositivo, a lei excepcional ou temporária aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, mesmo que a sentença seja proferida em momento posterior. Desta forma, assim como a retroatividade, a ultratividade da lei excepcional ou temporária representa uma exceção, uma vez que pode surtir efeitos em época fora de sua vigência ou eficácia.

    V. Intervenção Mínima;

    Incorreta. De acordo com a doutrina, o princípio da intervenção mínima pode ser visto de duas formas: pelo aspecto da fragmentariedade e da subsidiariedade. O primeiro estabelece que o Direito Penal deverá atuar nos casos mais relevantes e contra ofensas graves, visando impedir que alguém seja punido por algo com impacto relativamente insignificante. O segundo, define que o direito penal deve estar presente quando as demais formas de controle social não conseguirem solucionar a questão. Neste sentido, o princípio da intervenção mínima também não comporta exceções

    VI. Humanidade.

    Correta. Trata-se de princípio e fundamento da República Federativa do Brasil, previsto expressamente no art. 1º, III, da Constituição Federal, bem como no art. 5º, XLVII, o qual dispõe que não será admitida, dentre outras, a pena de morte, salvo em caso de guerra declarada. Portanto, considerando que a pena de morte pode ser aplicada na hipótese de guerra declarada, consoante dispõe a Carta Magna e a Legislação Castrense, podemos concluir que, neste aspecto, o princípio da humanidade admite exceções.   

    Tecconcursos