SóProvas


ID
5513695
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A REVISÃO CRIMINAL, NO UNIVERSO DE PLURALIDADE DE PROCESSOS PENAIS NO DIREITO BRASILEIRO, CONSTITUI-SE EM: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Segundo Pontes de Miranda, "A ação de revisão criminal é ação constitutiva negativa. Por ela exerce-se a pretensão à desconstituição da sentença criminal, pelos fundamentos que a lei ordinária estabelece, e não podem ser tais que elidam o direito e a pretensão a que as sentenças criminais injustas, ou, pelo menos, as de injustiça mais gritante, sejam corrigidas. Nos resultados, rescinde-se a sentença, como se passa com a ação rescisória. O termo ‘revisão’ alude à reapreciação da prova, sem os óbices que se criam a tal apreciação, em se tratando de sentenças cíveis, inclusive de direito público" (PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Cf. Comentários à Constituição de 1967 com a Emenda n. 1 de 1969, t. IV, p. 47).

    No mesmo sentido, Frederico Marques explica que "[a] revisão criminal não é recurso, mas sim ação penal (ação penal constitutiva), funcionando como o equivalente penal da ação rescisória civil. (...) A revisão criminal é ação penal constitutiva, de natureza complementar, destinada a rescindir sentença condenatória em processo findo. Ela é ação constitutiva, porque visa a desfazer os efeitos de sentença condenatória”. (MARQUES, José Frederico. Elementos de direito processual penal, pp. 325-332.)

  • GABARITO: A

    Sentença constitutiva: cria ou modifica uma relação jurídica. Há constituição de um novo estado jurídico. As ações constitutivas tanto podem criar como extinguir uma determinada relação jurídica. Diz-se então que elas tanto podem constituir como desconstituir. No primeiro caso, dizem-se constitutivas positivas, neste último, constitutivas negativas. Exemplo: rescisão contratual, há uma extinção da relação jurídica (constitutiva negativa). outro ex decretação do divórcio.

    Fonte: https://danicoelho1987.jusbrasil.com.br/artigos/657105793/classificacao-das-sentencas

  • A revisão criminal é uma ação constitutiva negativa. A classificação decorre do efeito do julgamento procedente da revisão criminal, resultado de uma decisão judicial constitutiva negativa.

    Dentre as várias classificações doutrinárias dos atos judiciais, pode-se citar a seguinte (In: AVENA, Norberto. Processo Penal. 12. ed. São Paulo: Método, 2020. p. 1195-1197):

    e) decisões declaratórias, constitutivas positivas e constitutivas negativas:

    * declaratórias: se limitam a declarar uma situação jurídica preexistente.

    Ex.: o reconhecimento da extinção da punibilidade do réu.

    * constitutivas positivas: fazem surgir uma nova situação jurídica.

    Ex.: a decisão que concede a reabilitação criminal conduz o réu a um novo status, de condenado para reabilitado.

    * constitutivas negativas: importam, pela constituição de um ato judicial novo, a negativação de um outro ato jurídico anterior, até então considerado válido e eficaz.

    Ex.: a decisão da revisão criminal, cujo objeto é desfazer uma sentença com trânsito em julgado.

    Por isso, a revisão criminal é uma ação penal constitutiva negativa.

  • Complementando...

    JURISPRUDÊNCIA EM TESE - STJ:

    14) A mudança de orientação jurisprudencial e a interpretação controvertida a respeito de determinado dispositivo legal não são fundamentos idôneos para a propositura de revisão criminal.

  • A questão cobrou conhecimento acerca da natureza da revisão criminal.

    A revisão criminal é uma ação rescisória que tem como objetivo desconstruir  (constitutivo negativa) uma sentença judicial transitada em julgado. Ela é admitida tanto contra sentenças condenatórias como contra sentenças absolutórias impróprias que imponham medida de segurança.

    Gabarito do Professor: Letra A.