SóProvas


ID
5513947
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A LEI COMPLEMENTAR 97/1999, ALÉM DE DEFINIR, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS NA DEFESA DA PÁTRIA, NA GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS, NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM E A PARTICIPAÇÃO EM OPERAÇÕES DE PAZ, ESTABELECE ALGUMAS ATRIBUIÇÕES SUBSIDIÁRIAS. SOBRE ESSAS ATRIBUIÇÕES, ANALISE AS ASSERTIVAS ABAIXO (I A V) E MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE CONTEM A CONCLUSÃO CORRETA SOBRE AS PROPOSIÇÕES.


I – As atribuições subsidiárias das Forças Armadas podem ser classificadas em gerais e específicas.

II – Cabe à Aeronáutica, como atribuição subsidiária, operar o Correio Aéreo Nacional (CAN).

III – Cabe à Marinha, como atribuição subsidiária, operar a Marinha Mercante.

IV – Às Forças Armadas é atribuída, de forma geral, a missão de cooperar com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.

V – Como atribuição subsidiária particular, o Exército pode cooperar com órgãos públicos federais, estaduais e municipais e, excepcionalmente, com empresas privadas, na execução de obras e serviços de engenharia, sendo os recursos advindos do órgão solicitante.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    A presente questão é baseada na lei complementar 97 de 1999 que disciplina as questões específica e gerais de incumbência das Forças Armadas.

    I – CORRETO : conforme artigo 1º da lei referida:

    Art. 1 As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

    II – CORRETO: nos termos do que prevê o artigo 18, V.

     Art. 18. Cabe à Aeronáutica, como atribuições subsidiárias particulares:

    V - operar o Correio Aéreo Nacional.

    III – ERRADO:  A Marinha do Brasil tem a incumbência, como função subsidiária, orientar e controlar a Marinha Mercante, noção do artigo 17, I, da lei em destaque.

     Art. 17. Cabe à Marinha, como atribuições subsidiárias particulares:

    I - orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional;

    IV – CORRETO:   é o que pode ser visto no artigo 16.

    Art. 16. Cabe às Forças Armadas, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República

    V – CORRETO: noção do artigo 17-A, II.

    Art. 17-A. Cabe ao Exército, além de outras ações pertinentes, como atribuições subsidiárias particulares:  

     II – cooperar com órgãos públicos federais, estaduais e municipais e, excepcionalmente, com empresas privadas, na execução de obras e serviços de engenharia, sendo os recursos advindos do órgão solicitante;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei Complementar 97/1997 dispõe sobre Forças Armadas.

    I- Correta. É o que dispõe a LC 97/99 em seu art. 1º: "As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem".

    II- Correta. É o que dispõe a LC 97/99 em seu art. 18: "Cabe à Aeronáutica, como atribuições subsidiárias particulares: (...) V - operar o Correio Aéreo Nacional".

    III- Incorreta. Não compete à Marinha operar a Marinha Mercante, mas controlar e orientar a Marinha Mercante. Art. 17, LC 97/99: "Cabe à Marinha, como atribuições subsidiárias particulares: I - orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional; (...)".

    IV- Correta. É o que dispõe a LC 97/99 em seu art. 16: "Cabe às Forças Armadas, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República".

    V- Correta. É o que dispõe a LC 97/99 em seu art. 17-A: "Cabe ao Exército, além de outras ações pertinentes, como atribuições subsidiárias particulares: (...) II – cooperar com órgãos públicos federais, estaduais e municipais e, excepcionalmente, com empresas privadas, na execução de obras e serviços de engenharia, sendo os recursos advindos do órgão solicitante; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (assertivas I, II, IV e V estão corretas).

  • ERRO = OPERAR

    III – Cabe à Marinha, como atribuição subsidiária, operar a Marinha Mercante.

    CERTO = ORIENTAR e CONTROLAR

    Art. 17: "Cabe à Marinha, como atribuições subsidiárias particulares:

    I - orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional.

    (D)

    Para realizar o sonho é preciso construir a realidade, tijolo por tijolo, um de cada vez. Sandro Kretus