GABARITO: D
(A) A falta de água e a perda do gado implicaram na partida do sertanejo. → Errado. Pessoal, muito cuidado! O verbo implicar é utilizado no dia a dia com a preposição em, mas eles não se suportam, são inimigos um do outro, logo você deve usar o verbo implicar, quando possui sentido de ocasionar, sem nada. Purinho, purinho rsrs, assim:
"Toda ação implica em uma reação" → "toda ação implica uma reação".
➥ Mas não se esqueça de que este não é o único sentido do verbo. Se a gente quiser dizer que estamos "pegando no pé", utilizamos a preposição "com": "João implica com a Maria" (João pega no pé da Maria).
➥ Na alternativa, veja que temos o "na", que é a junção da preposição em com o artigo a (na → em + a). Não podemos ter a preposição "em" junto ao verbo implicar, como já dissemos. Por isso o correto é: implicaram a partida..."
(B) O sertanejo aspira o momento em que a chuva irá cair novamente e o verde se espalhará na plantação.→ Errado. O verbo aspirar possui dois sentidos:
- Cheirar: VTD (Rosinha aspirou as flores do campo)
- Almejar: VTI + prep. a (Rosinha aspira Ao cargo de gerente)
➥ Como, pelo sentido da frase, o sertanejo almeja o momento em que a chuva cairá, o correto é o segundo caso: "o setanejo aspira Ao momento..."
(C) Rosinha anseia com o momento de rever seu namorado. → Errado. Quem anseia, anseia POR alguma coisa. O correto é: "Rosinha anseia pelo (por + o) momento de rever..."
(D) O sertanejo informou Rosinha de sua partida, deixando-lhe seu coração. → Correto.
➥ O verbo informar possui duas regências:
- Quem informa, informa algo a alguém: O sertanejo informou sua partida a Rosinha; ou
- Quem informa, informa alguém de algo: O sertanejo informou Rosinha de sua partida.
O examinador optou pela segunda regência do verbo.
➥ Quem deixa, deixa algo (o coração) A alguém (à Rosinha). Como queremos nos referir à Rosinha e ela é o objeto INdireto do verbo deixar, devemos utilizar o lhe.
(E) O sertanejo não suportou assistir o desmatamento do sertão. → Errado. Mais uma carta para ter na manga: verbo assistir. Ele possui diversas regências, a depender do sentido que a gente quiser dar:
No sentido de...
- Ver → VTI + prep. a: "Eu assisto Ao Domingão do Faustão" (antes de ser concurseiro, claro [ou nem quando não era] rsrs)
- Ajudar → VTD: "Eu assisti o médico na operação" (eu ajudei o médio...)
- Morar → VI + prep. em: "Eu assisto em São Paulo" (eu moro em São Paulo)
- Competência → VTI + prep. a: "Não lhe assiste o direito de dizer isto" (Não cabe/compete a você o direito de dizer isto) → Como é um verbo INdireto, usamos o lhe (não assiste a você o direito → não lhe assiste o direito...)
➥ No sentido da alternativa: O sertanejo não suportou ver o desmatamento, logo é o primeiro sentido. O correto é: "O sertanejo não suportou assistir Ao desmatamento..."
Para treinar com mais algumas:
- Q1823346 (INSTITUTO MAIS/Procurador/2021); e
- Q1794392 (VUNESP/Especialista em Saúde/2021)
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
A) A falta de água e a perda do gado implicaram na (A) partida do sertanejo. (Implicar no sentindo de resultar não pede preposição/ Implicar no sentido de molestar pede preposição)
B) O sertanejo aspira o (AO) momento em que a chuva irá cair novamente e o verde se espalhará na plantação. (sentido de almejar pede preposição/ sentido de cheirar não pede preposição)
C) Rosinha anseia com (O) o momento de rever seu namorado. (anseia = deseja → deseja O e não Com)
D) O sertanejo informou Rosinha de sua partida, deixando-lhe seu coração. (Informar alguém de algo / Informar Rosinha de sua partida) Gabarito.
E) O sertanejo não suportou assistir o (AO) desmatamento do sertão. (Assistir AO filme / assistir o doente)