-
Gabarito: C
O modelo contingencial de Fiedler enuncia que a liderança eficaz é função da correlação do estilo do líder e o grau de favorabilidade de uma situação. Segundo Hersey ft Blanchard (1986), Fiedler enumerou como variáveis determinantes deste último, as relações pessoais entre os atores organizacionais, o modo de estruturação dos processos de trabalho e, ainda, o poder inerente à posição hierárquica do líder.
-
GAB C
TEORIA DA CONTINGÊNCIA DE FIEDLER
De acordo com o autor, as características das personalidades são desenvolvidas durante diversas experiências vividas durante a vida e dificilmente são alteradas. Para Fiedler, existem dois tipos de líderes: líderes orientados para tarefas e líderes orientados para pessoas. Os primeiros seriam mais focados nos resultados e nos objetivos organizacionais. Já os segundos, naturalmente, estariam mais voltados para o bem-estar de sua equipe. A teoria engloba três aspectos principais: o relacionamento entre o líder e seus empregados, o poder de autoridade que este líder detém e a estrutura da tarefa/atividade.
Fiedler defende que a liderança voltada para tarefas ou pessoas vai depender da situação. E que essa situação deve ser vista sobre três critérios:
- Relação líder-liderado (confiança E credibilidade);
- Estrutura da Tarefa (grau de estruturação);
- Poder de posição (posição formal).
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
a) Teoria dos Traços
b) Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler
c) Modelo Contingencial de Fiedler
d) Modelo de Hersey e Blanchard
e) Troca entre líderes e liderados
-
-
Parece com as questões da FCC!