SóProvas


ID
5514076
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A percepção é um elemento importante nas relações indivíduos/organização pois representa o processo pelo qual os colaboradores organizam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente organizacional. Na teoria sobre percepção denominada de Atribuição, a tendência de as pessoas atribuírem seu próprio sucesso a fatores internos e colocarem a culpa dos fracassos em fatores externos é conhecida como 

Alternativas
Comentários
  • Uma das descobertas mais interessantes da teoria da atribuição é que existem erros e vieses que podem distorcer as atribuições. Por exemplo, há substancial evidência de que, quando julgamos o comportamento das outras pessoas, tendemos a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos fatores internos ou pessoais. Isto é chamado de erro fundamental de atribuição e pode explicar por que um gerente de vendas está pronto a atribuir o fraco desempenho de seus vendedores à preguiça deles, e não ao lançamento de um produto concorrente inovador. Há também a tendência de os indivíduos atribuírem o próprio sucesso a fatores internos, como capacidade e esforço, e de colocar a culpa dos fracassos em fatores externos, como falta de sorte. Isto é chamado de viés de autoconveniência. 

    Gabarito letra B

    Fonte: Livro Comportamento Organizacional - Stephen Robbins.

  • Muito obrigado por compartilhar esse trecho

  • A) Erro fundamental de atribuição, também conhecido como viés de correspondência é um conceito que descreve a tendência das pessoas superestimarem as características pessoais ou disposicionais (tais como a personalidade, força ou a inteligência) de indivíduos na obtenção de determinado resultado, enquanto ignora ou subestima características da situação ou contexto (tais como o clima, as regras ou dificuldades da tarefa em si ou a influência de outras pessoas por exemplo.

    B) Gabarito.

    C) Efeito muleta - “Você não é bipolar, esquizofrênico, obsessivo compulsivo ou tem transtornos de personalidade múltipla. Você está assim porque algo aconteceu a você.”

    D) Efeito halo - potencial que o cérebro humano tem de analisar, julgar, concluir e definir uma pessoa a partir de uma única característica (estereótipo). Outra típica manifestação do efeito Halo é quando um acontecimento pontual afeta o julgamento de todo o processo. Por exemplo: imagine que, em uma agência, uma equipe trabalhou de maneira produtiva por um determinado período. Porém, no último dia, devido a uma única reclamação de um cliente, a equipe entrou em um súbito estado de estresse. Então, todos os funcionários passam a ver o período como improdutivo ou ruim, sendo que a equipe recebeu apenas uma objeção.

    E) Percepção Seletiva - É a característica que o indivíduo faz com que uma pessoa, um objeto ou um evento se sobressaia visualmente. Em outras palavras, é uma forma de viés, porque interpreta as informações de uma maneira que é congruente com os valores e crenças existentes do indivíduo.

    Resumindo: Percepção seletiva - baseada em interesses, experiências e atitudes.

    Efeito de Halo: tende a formar uma impressão geral a partir de uma única característica.

    Fonte. Meus resumos (Wikipédia,Gestão de Pessoas, https://rockcontent.com/br/blog/efeito-halo/)