SóProvas


ID
5514127
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escritório


    Aluguei um escritório. Minha senhoria é a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência – o que quer dizer que começo bem, sob a égide de um santo de minha particular devoção. Espero que ele me assista nesta grave emergência.

    Grave, porque assumi compromisso, com contrato registrado e sacramentado, de cumprir fielmente o regulamento do prédio na minha nova condição de inquilino. Não posso, por exemplo, colocar pregos que danifiquem as paredes.

    Mas escritório de quê? Advocacia? A tanto não ousaria, sendo certo que minha qualidade de bacharel nunca me animou sequer a ir buscar o diploma na Faculdade (onde, confio, esteja ainda bem guardado à minha espera, se dele precisar para qualquer eventualidade: a de ser inesperadamente convocado à vida pública, por exemplo, com uma honrosa nomeação, sacrifício a que seria difícil esquivar-me). Pelo que, não ousariam a esta altura da minha vida, iniciar-me na profissão a que o dito diploma presumivelmente me habilita. Além do mais, eu não poderia mesmo colocar o prego para dependurá-lo na parede.

    Fica sendo então escritório, tão-somente. Nem mesmo de literatura: apenas um local onde possa acender diariamente o forno (no sentido figurado, apresso-me a tranquilizar o condomínio) desta padaria literária de cujo produto cotidiano, fresco ou requentado, vou vivendo como São Francisco é servido. Levo para o meu novo covil uma mesa, uma cadeira, a máquina de escrever – e me instalo, à espera de meus costumeiros clientes.

    Estranhos clientes estes, que entram pela janela, pelas paredes, pelo teto, trazidos pelas vozes de antigamente, vindos numa página de jornal, ou num simples ruído familiar: projeção de mim mesmo, ecos de pensamento, fantasmas que se movem apenas na lembrança, figuras feitas de ar e imaginação.

(Fernando Sabino. A mulher do vizinho. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta emprego e colocação dos pronomes átonos de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Para questões de colocação pronominal da VUNESP, aplique esta regrinha:

     Dica: Observe a TRANSITIVIDADE VERBAL!!

    Anote no caderno, pois sempre cai na Vunesp!!

    Para o verbos transitivos diretos:

    • O verbo terminou em R, S ou Z? → Tire o e coloque LO/LA → Vendea casa → Vendê-la
    • O verbo terminou em ÃO, ÕE ou M? → Adicione NO/NA → Venderam a casa → Venderam-na.

    Para o verbos transitivos indiretos:

    • Adicione o lhe → "Responderam ao pastor que queriam (...)" (responderam A alguém) → "Responderam-lhe (referência ao pastor) que queriam".

    Lembre-se de ver se não há atrativo antes, viu? rsrs

     

    (A) Quanto a pregos que danifiquem as paredes, nunca coloco-os. → Errado. Pessoal, veja que aqui temos um termo negativo (não, nunca, jamais...). Eles puxam o pronome, provocando a próclise.

     

    (B) Busco um local com um fogão, para lhe acender e fazer meu pão. → Errado. Quem acende, acende algo. Como o verbo é transitivo direto, vamos à primeira regrinha. Viu que ele terminou em R (acender)? Então a gente aplica o final LO para concordar com o fogão. O correto é: "para acendê-lo..."

     

    (C) Prego? Coloquem-no na parede somente se for permitido. → Correto. O verbo é transitivo direto: Quem coloca, coloca alguma coisa (o prego). Vamos à primeira regrinha, beleza? Como o verbo termina em M (coloquem), devemos aplicar o NO para concordar com o prego.

    • Complementando: Pessoal, muito cuidado com uma pegadinha! A banca pode colocar um termo atrativo antes do verbo. Neste caso, a gente não aplicaria a regrinha; deveríamos, pelo contrário, aplicar a próclise ao verbo. Exemplo:
    1. "Prego? Não coloquem-no na parede se não for permitido." ← Veja que há um não antes do verbo colocar. Como termos negativos (não, nunca, jamais...) puxam o pronome para si, deveríamos empregar a próclise nesta frase, assim: "Prego? Não o coloquem na parede se não for permitido".

     Por que falar isso? Muitas vezes, nas assertivas, a VUNESP só coloca o verbo: (C) coloquem-no.

    Na hora da prova, naquela pressa que só quem já prestou um concurso entende (rsrs), olhando isoladamente, a regrinha estaria certa. Mas você precisaria, neste caso, voltar à frase original para analisar se há ou não um termo atrativo para não cair em uma pegadinha. Cuidado rsrs! Ela já cobrou isso nesta aqui: Q1836530 (VUNESP/Semae de Piracicaba/2021).

     

    (D) São clientes que entram pela janela, sem que eu possa impedir-lhes. → Errado. Quem impede, impede alguém. Vamos à primeira regrinha. Como o verbo é transitivo direto e termina em R (impedir), empregamos o LOS para concordar com os clientes: "... sem que eu possa impedi-LOS".

     

    (E) São vozes que talvez façam-se ouvir no escritório. → Errado. Pessoal, advérbios (talvez), quando não estão entre vírgulas, puxam o pronome para si, provocando a próclise. O correto é: "são vozes que talvez se façam ouvir..."

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Gabarito na alternativa C

    Pessoal, muito cuidado com o mnemônicos e afirmações absolutas sobre as quais eu e outros professores já alertamos inúmeras vezes. Tenho visto um grande número de alunos fazendo afirmações incorretas e tomando como regra informações equivocadas.

    No que tange os pronomes oblíquos átonos, é extremamente comum encontrar alunos na plataforma afirmando que "objetos indiretos sempre devem ser substituídos pela forma 'lhe'". Presente informação é incorreta: a forma átona "lhe(s)" é exclusivamente aplicada na substituição de complementos preposicionados, mas as formas "me", "te", "nos" e "vos", além de assumirem função de objeto direto, podem assumir posição de objeto indireto. (Deu o livro a mim - Deu-me o livro)

    Solicita-se indicação da construção com escorreita colocação pronominal:

    A) Quanto a pregos que danifiquem as paredes, nunca coloco-os.

    Incorreta. Há, imediatamente antes da forma verbal, advérbio que exerce atração, devendo a forma pronominal ser colocada obrigatoriamente em posição proclítica. (os coloco)

    B) Busco um local com um fogão, para lhe acender e fazer meu pão.

    Incorreta. O verbo "acender" é transitivo direto, devendo o pronominal que substitui o termo "o fogão" ser forma átona de natureza objetiva direta. O termo que antecede o verbo é preposição essencial, não havendo preferência de colocação. (o acender ou acende-lo)

    C) Prego? Coloquem-no na parede somente se for permitido.

    Correta. O verbo é transitivo direto e está acompanhado de forma pronominal com função objetiva direta. A colocação proclítica é obrigatória diante da posição do verbo.

    D) São clientes que entram pela janela, sem que eu possa impedir-lhes.

    Incorreta. O verbo "impedir" é transitivo direto, devendo o pronominal que substitui o termo "clientes" ser forma átona de natureza objetiva direta. A colocação pode variar de acordo com a posição assumida dentro da locução verbal, podendo ser proclítica ao verbo auxiliar, enclítica ao verbo auxiliar ou enclítica ao verbo principal. (os possa impedir, possa-os impedir ou possa impedi-los)

    E) São vozes que talvez façam-se ouvir no escritório.

    Incorreta, Há antes da forma verbal termo de natureza adverbial que torna obrigatória a colocação proclítica. (se façam)

  •   VALE LEMRAR:

    quais são os pronomes oblíquos átonos:

    pessoa do singular (eu): me

    2ª pessoa do singular (tu): te

    pessoa do singular (ele, ela): se, o, a, lhe

    pessoa do plural (nós): nos

    pessoa do plural (vós): vos

    pessoa do plural (eles, elas): se, os, as, lhes

    Atenção!

    • O pronome oblíquo átono "lhe" não tem a forma contraída. Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome oblíquo átono "lhe" sempre se apresenta na função de objeto indireto da oração. 

    • Os pronomes me, te, se, nos e vos podem ser objetos diretos ou objetos indiretos.

    • Os pronomes o, a, os e as exercem exclusivamente a função de objetos diretos.

    BONS ESTUDOS!

  • GAB-C

    Prego? Coloquem-no na parede somente se for permitido.

    O verbo terminou em ÃO, ÕE ou M? → Adicione NO/NA 

    Coloquem-no

    O FUTURO DA NAÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.!!!

  • A

    Quanto a pregos que danifiquem as paredes, nunca coloco-os.

    Erro: o "advérbio" nunca atrai o pronome "os".

    B

    Busco um local com um fogão, para lhe acender e fazer meu pão.

    Erro: o verbo "acender" e transitivo direto, logo o correto é o uso do pronome "o".

    C

    Prego? Coloquem-no na parede somente se for permitido.

    Correto: verbo colocar é transitivo direto, sendo assim o uso do pronome "o" se faz correto. Como o verbo termina em "M", em sua forma imperativa, adiciona um "n" junto ao pronome.

    D

    São clientes que entram pela janela, sem que eu possa impedir-lhes.

    Erro: o mesmo caso da alternativa B

    E

    São vozes que talvez façam-se ouvir no escritório.

    Erro: o mesmo caso da alternativa A. Atração de pronome exigindo próclise