SóProvas


ID
5514280
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para uma companheira inseparável


    Em Gramado, o Festival de Cinema; em Passo Fundo, a Jornada de Literatura: uma semana de festas no Rio Grande do Sul. Não para mim, que não fui convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que fosse, quase certamente não poderia ir. É que, embora continue vivo, arrumei uma inimiga poderosa. A Tosse, eu a chamo, assim mesmo, com maiúsculas merecidas, pois já dura uns quatro meses e não tem nada, absolutamente nada, que a cure.

    Começou, que eu me lembre, lá por maio. Foi logo depois de uma gripe e tão generalizada que tinha também um pouco de sinusite, rinite, otite e se outros ites existem no aparelho respiratório, essa gripe certamente também tinha. Tudo foi passando aos poucos. Ela, a Tosse, não.

    Traiçoeira, inadequada, vem principalmente à noite. Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. E não passa.

    Meu médico diz que a causa é uma só – chama-se Porto Alegre, talvez uma das cidades com um dos piores climas do país. Principalmente em agosto, quando as paredes vertem água de tanta umidade, não há sol, o mofo se infiltra e as casas geladas transformam-se numa espécie de Disneyworld de ácaros. Trata-se, portanto, de atravessar agosto. Falta pouco. Prometo ser forte.

(Caio Fernando de Abreu. Pequenas epifanias, 2014. Adaptado)

Para responder à questão, considere o trecho do segundo parágrafo:


    Foi logo depois de uma gripe e tão generalizada que tinha também um pouco de sinusite, rinite, otite e se outros ites existem no aparelho respiratório, essa gripe certamente também tinha.


Além de “certamente”, presente nesse trecho, encontram-se no texto os advérbios “absolutamente” (1º parágrafo: “e não tem nada, absolutamente nada”) e “principalmente” (3º parágrafo: “vem principalmente à noite”). Eles expressam, correta e respectivamente, circunstâncias de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se classificação dos advérbios encontrados em:

    "...essa gripe certamente também tinha." - O termo em destaque é advérbio de afirmação. Ainda que, a depender do contexto, carregado de um certo valor hipotético, dá força a ação verbal, reafirmando-a.

    “...e não tem nada, absolutamente nada.” - Aqui vale o pertinente alerta. A forma adverbial "absolutamente" é utilizada como advérbio de negação apenas no Brasil (Portugueses o utilizam com valor contrário), sendo em verdade advérbio indicativo de intensidade (absolutamente certo/absolutamente errado). A banca o classifica com base no uso consagrado pelo brasileiro, indicando negação.

    “...vem principalmente à noite.” - O termo em destaque é tradicionalmente aplicado como advérbio de modo.

  • eita questão mal redigida. Gab. A
  • Questão pra dar crise de ansiedade, eu hein.

  • Acertei, embora o principalmente não vi nesse texto como ideia de modo.
  • GABA: A

    ..essa gripe certamente também tinha."

    • traz sentido de AFIRMAÇÃO(se tivesse a opção de possibilidade eu marcava)

    ...e não tem nada, absolutamente nada.” - 

    • advérbio de negação

    “...vem principalmente à noite.” - O termo em destaque é tradicionalmente aplicado como advérbio de modo.

    • traz sentido de MODO

    eu li assim "o normal de ela vir, é a noite" ou seja, ela é noturna.

    FELIZ 2022 PARA TODOS <3

    senado federal - pertencelemos!

  • Acertei por causa do 1 e 3º termo e ainda aprendi que absolutamente significa de modo algum kk

    Absolutamente = Negação

  • redação péssima.
  • Cuidado! Azedo, pois absolutamente pode apresentar valor afirmativo e modal também além o do negativo.