-
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO (ANTICIPATION INVENTORY)
Estoque formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção de um item específico.
-
ITEM ERRADO
Estoques de antecipação são criados com o fim específico de compensar diferenças de ritmo de fornecimento e de demanda.
O erro da questão está em dizer que o estoque é criado para cobrir flutuações IMPREVISÍVEIS. Se as flutuações são imprevisíveis, não há como se preparar para elas, e logo, não haverá estoque de antecipação.
-
Segurança | É constituído para atender as necessidades da empresa em momentos de incerteza gerados por oscilações imprevisíveis, aleatórias e eventuais no consumo, entrega e suprimento. O estoque de segurança é mínimo, reserva e de flutuação. |
Antecipação | É constituído para atender as necessidades da empresa em momentos de variações conhecidos e previsíveis no consumo, entrega e produção. Ex.: Sazonalidade, férias coletivas, greve, situações climáticas. |
Ciclo | É constituído para tirar vantagem da economia de escala ¹obtida na compra ou produção de lotes maiores que os habituais. |
Hedge | É constituído para proteger a empresa das especulações no mercado internacional gerada por variações no consumo, entrega e produção que provocam o aumento de preços |
-
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO – é usado
para compensar diferenças de ritmo de fornecimento
e demanda, isto é, o produto é produzido
procurando antecipar-se à demanda (ex.: chocolate
na páscoa). Ele é mais usado quando as flutuações
de demanda são significativas, mas relativamente
previsíveis e também, quando as variações
de fornecimento são significativas como os períodos
de entre as safas agrícolas (SLACK et al,
2002:384).
-
Lead time ou tempo de aprovisionamento, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário (Lambert et al., 1998, p. 347, pp. 503–506, pp. 566–576). Em resultado da definição mais genérica, lead time é, muitas vezes, confundido ou tem até o mesmo significado que ciclo (Lambert et al., 1998, p. 116), tack time e deadline, entre outros.[carece de fontes]
O lead time é um dos conceitos mais importante da logística. Deve ser levado em consideração em todas as atividades, pois está associado ao custo da operação.[1] Associados ao lead time estão, por exemplo, o estoque de segurança,[2] o Lote econômico de compras,[3][4] processos produtivos,[5] dentre outros.
Lead time - tempo de preparação
O desafio das empresas é reduzi-lo e torná-lo zero sem aumentar o estoque.
O erro da questao nao está quanto ao lead time? uma vez q nao tem relação c/ o estoque de antecipação?
Além do termo Aleatório (dado o comentário: antecipar-se à demanda (ex.: chocolate na páscoa). Ele é mais usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis e também, quando as variações de fornecimento são significativas...)
-
Estoque de antecipação: usado quando há previsão da quantidade. Ex: em férias coletivas de fábricas.
X
Estoque de segurança: há imprevisão da quantidade. Somente minimiza os problemas enfrentados pelo administrador.
-
Exemplo prático de um estoque de antecipação:
Um supermercado sabe que em dezembro a demanda de panetones aumenta; então, antes de dezembro, ele se prepara para essa demanda, "que é previsível", com um estoque de antecipação. Resumindo: o supermercado antecipa o estoque à demanda prevista.l
Um exemplo sempre ajuda a fixar o conteúdo. Espero ter ajudado.
Fonte: Prof. Marcelo Marques - Concurso Virtual.
Bons estudos a todos!
-
QUESTÃO : ERRADA
Essa é a definição do Estoque de Segurança.
Estoque de antecipação: funciona como recurso da entidade para atender as necessidades de demanda previsíveis, de que se tem o conhecimento da demanda que irá recorrer de recursos fora do habitual e se antecipa para anteder as necessidades.
Ex: um aumento de consumo previsto daqui a 1 mês que requeira um maior estoque , ou , daqui a 2 meses os funcionários entrarão de férias e é necessário aumentar o estoque atual para quando chegar as férias a diminuição da produção não afetar o estoque do período.
Resumindo: O estoque de antecipação é criado a partir da antecipação de uma demanda futura CONHECIDA.
Estoque Segurança: funciona como um estoque adicional, sua função é cobrir eventuais atrasos no tempo de reposição, cancelamento do Lote de Compra ou aumento imprevisto no consumo. Está relacionado a fatores imprevistos que não estão ao controle da entidade, ela faz o estoque sem saber quando irá utilizá-lo, funciona como um reserva emergencial. Ex: fornecedor atrasa a mercadoria em 1 semana, durante essa 1 semana a entidade utiliza o estoque de segurança.
Resumindo: O estoque de segurança é criado a partir da antecipação de uma demanda futura DESCONHECIDA.
-
Você só antecipa aquilo que você conhece, ou seja, estoque de atecipação para momentos previsíveis. EX: sazonalidade, situações climáticas, férias coletivas.
-
GABARITO: ERRADO
Ahmmm... tem algo estranho aqui. Eu já ouvi esta definição em algum lugar, mas não era com esse nome. Ah! Lembrei!
O estoque de segurança é o estoque mínimo que uma empresa deve dispor, estando intimamente ligado à demanda e velocidade de reposição de um determinado material, que poderão se apresentar da forma de demanda e reposição fixas ou variáveis.
É natural que todo sistema de produção esteja sujeito a contingências (situações não previstas, eventualidades), mas por meio de estoques de segurança uma empresa pode se proteger, reduzindo, por consequência, este risco.
O enunciado define o estoque de segurança, não o de antecipação. O estoque de antecipação existe para situações PREVIAMENTE CONHECIDAS que irão demandar mais materiais. Quando a situação é imprevista, aí falamos do estoque de segurança.
-
Se ao invés de estoque de antecipação, a questão fizesse referência ao estoque de segurança, ela estaria correta. No entanto, estoques de antecipação não são criados para cobrir demandas imprevisíveis, mas sim para equilibrar os ritmos de fornecimento e demanda, em especial nos casos em que o consumo é sazonal (e previsível). Exemplo: ovos de páscoa. As empresas fornecedoras estocam os ovos antres do periodo da Páscoa, prevendo o aumento da demanda futura.
QUESTÃO ERRADA.
Fonte: Livro Administração de recursos materiais e patromoniais para concursos - Autor Renato Fenili
-
Estoque de Antecipação: Se o estoque de segurança buscava atender a
demandas imprevisíveis, o estoque de antecipação se presta ao atendimento de
uma demanda futura conhecida, ou ao menos previsível do ponto de vista da
empresa. Exemplo: natal, promoções, dia dos namorados etc.
Fonte: Professor: Felipe Petrachini - Estratégia Concursos.
-
ques~tao para ajudar a responder:
Q59807
Os estoques de antecipação são criados para cobrir flutuações aleatórias e imprevisíveis do suprimento, da demanda ou do lead time.
Gab. E
-
ERRADA!
Este tipo de estoque é formado quando há oscilações previsíveis de demanda, entrega ou produção de um item. Geralmente utilizado quando as variações do fornecimento são relevantes, o estoque de antecipação tem o objetivo de nivelar este tipo de flutuação.
http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/tipos-de-estoque-voce-sabe-quais-sao-os-principais/
-
ERRADO. Estoque de antecipação é aquele que a empresa forma quando antecipa sua produção para atender a uma demanda futura esperada.
-
- Estoque de antecipação: este sim atende a alterações sazonais, e a quaisquer tipos de alteração na demanda que, por sua natureza, sejam previsíveis. A demanda de chocolates em abril aumenta, então, formaremos estoques de barras antes, já sabendo que precisaremos produzir mais chocolate para a Páscoa.
-
Estoque por Antecipação: Usado quando flutuações de demandas são significativas, mas previsíveis.
-
Gab: ERRADO
Os Estoques de Antecipação são utilizados para cobrir Flutuações PREVISÍVEIS do suprimento, demanda e do lead time.
Erros, mandem mensagem :)
-
É previsível, por isso você se antecipou.