SóProvas


ID
5517664
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico organizacional é um processo ou etapa do planejamento estratégico em que o administrador busca entender a situação geral da organização e seu contexto de atuação, realizando análises dos ambientes interno e externo.
Em relação a esse diagnóstico, é correto dizer que ele pode ser realizado por meio da(o)

Alternativas
Comentários
  • ambientes internos e externos = analise SWOT.

    FOFA:

    Fraquezas

    Oportunidades

    Forças

    Ameaças.

  • realizando análises dos ambientes interno e externo..

    FALOU EM AMBIENTE INTERNO E EXTERNO PODE SABER QUE É SWOT

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre planejamento estratégico.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A finalidade do diagnóstico estratégico é identificar os pontos fortes e fracos da organização (ambiente interno), e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.

    Uma das ferramentas mais utilizadas na análise de diagnóstico é a matriz SWOT (acrônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

    Essa matriz também é conhecida como FOFA que é acrônimo dos termos em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

    Nesta matriz, é feita uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que uma das ferramentas mais utilizadas na análise de diagnóstico é a matriz SWOT, que é uma ferramenta que proporciona análise do ambiente interno, pelos pontos fortes e fracos, e do ambiente externo, analisando suas ameaças e oportunidades.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Matriz BCG é uma metodologia que permite a análise gráfica do desempenho de produtos de uma marca no mercado. A matriz BCG fundamenta-se no estudo da participação no mercado, retratada através de uma matriz que permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam.

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa e efeito ou Gráfico Espinha de Peixe ou método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar as várias causas que levam a um efeito, de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.

    A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Benchmarking é uma expressão derivada da palavra benchmark, que em português significa referência. Trata-se de uma análise aprofundada das empresas que são referências no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou marca.

  • Modelo Base Zero é uma coisa que a banca inventou do nada?

  • MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). Análise de cenários, que pode ser interno ou externo: MATRIZ SWOT/ FOFA. Determina quais são as forças e as fraquezas, assim como as oportunidades e as ameaças à organização, sendo:

    ANÁLISE INTERNA (controláveis)

    1. FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
    2. FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

    ANÁLISE EXTERNA (incontroláveis)

    1. OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
    2. AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.

  • Caça - palavras (SWOT | FOFA)

    • Ambiente ( interno e externo)
    • Controla ( ambiente interno) : F(força | strengths ) + F(fraqueza| weaknesses)
    • Não controla ( ambiente externo): (oportunidade | opportunities) + A (ameaça | threats  )