SóProvas


ID
5519422
Banca
FURB
Órgão
Câmara de Timbó - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


ESTRATÉGIA


Dizem que, certa vez, estava um cego sentado no passeio, com um boné em seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "POR FAVOR! AJUDEM-ME, SOU CEGO".


Um criador de publicidade que passava por ele, parou e observou umas poucas moedas no boné. Sem lhe pedir permissão, pegou o cartaz, deu volta, pegou um giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira sobre os pés do cego e se foi.


Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmolas, e seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu seus passos e lhe perguntou se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito. O publicitário lhe respondeu: 


 - Nada que não esteja certo com seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e seguiu seu caminho. 


 O novo cartaz dizia: "HOJE É PRIMAVERA, E NÃO POSSO VÊ-LA!" 


Mudemos de estratégia, quando as coisas não nos saem bem, e veremos que o resultado poderá ser diferente.


Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/html/contan dohistorias.html - Modificado

A forma verbal destacada em " O cego reconheceu seus passos e lhe PERGUNTOU se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito" pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (regência verbal) como: 

Alternativas
Comentários
  • " O cego reconheceu seus passos e lhe PERGUNTOU se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito" 

    PERGUNTAR, no caso, é bitransitivo, já que possui como complemento um objeto direito e um objeto indireto.

    O que foi perguntado não exige preposição. É, portanto, objeto direto. Perguntou o quê? Se tinha sido ele que escreveu seu cartaz (...).

    Já para quem foi perguntado exige. "Lhe perguntou". Lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor".

    Qualquer erro, me avisem aí.

  • Quem pergunta, pergunta "alguma coisa" a "alguém"... Objeto Direto + Objeto Indireto..