SóProvas


ID
5519431
Banca
FURB
Órgão
Câmara de Timbó - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


ESTRATÉGIA


Dizem que, certa vez, estava um cego sentado no passeio, com um boné em seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "POR FAVOR! AJUDEM-ME, SOU CEGO".


Um criador de publicidade que passava por ele, parou e observou umas poucas moedas no boné. Sem lhe pedir permissão, pegou o cartaz, deu volta, pegou um giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira sobre os pés do cego e se foi.


Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmolas, e seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu seus passos e lhe perguntou se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito. O publicitário lhe respondeu: 


 - Nada que não esteja certo com seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e seguiu seu caminho. 


 O novo cartaz dizia: "HOJE É PRIMAVERA, E NÃO POSSO VÊ-LA!" 


Mudemos de estratégia, quando as coisas não nos saem bem, e veremos que o resultado poderá ser diferente.


Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/html/contan dohistorias.html - Modificado

Qual a classificação do sujeito da primeira oração do primeiro parágrafo do texto?

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A.

    Sujeito Indeterminado:

    -3° Pessoa do Plural (sem referente) -Eles/elas.

    -3° Pessoa do Singular + SE (índice de indeterminação do sujeito).

    -Verbo no infinitivo impessoal.

    Fonte: Aulas do Prof:Elias Santana, Gran Cursos.

    ❤️✍

  • GABARITO: A.

    Dizem que, certa vez, estava um cego sentado no passeio, com um boné em seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "POR FAVOR! AJUDEM-ME, SOU CEGO".

    SUJEITO INDETERMINADO

    O sujeito indeterminado existe, mas o contexto não permite sua determinação. Há duas formas de se indeterminar o sujeito:

    1. O verbo na terceira pessoa do plural:

    Ex.: Roubaram meu carro em 2016.

    2. O verbo na terceira pessoa do singular + partícula “se” (índice de indeterminação do sujeito (IIS)):

    • Fica-se feliz à toa na infância.
    • Assiste-se a bons filmes na Netflix

  • A questão exige conhecimento sobre classificação de sujeito. Sabendo disso, é pedido ao candidato que este assinale a alternativa que classifique o sujeito da primeira oração (”Dizem”) do primeiro parágrafo do texto.

     

    Como já identificamos acima, a oração à qual o enunciado da questão se refere é “Dizem”, constituída apenas por um verbo. Desse modo, vejamos cada alternativa:

     

     

    A – Alternativa correta. Uma das condições para que haja um sujeito indeterminado é quando o verbo se flexiona na terceira pessoa do plural, o que acontece na oração acima “Dizem”. Como não há, no interior da oração, dois núcleos ou mais para que haja um sujeito composto, fomentando um verbo na terceira pessoa do plural, o sujeito da oração, portanto, em análise, só pode ser indeterminado;

    B – Alternativa incorreta. A oração analisada para classificar o sujeito é constituída apenas de um verbo, desprovida de núcleos de sujeitos que possam determinar um sujeito composto;

     

    C – Alternativa incorreta. Só há sujeito inexistente quando a oração é formada pelos verbos fazer e haver no sentido de tempo decorrido ou quando o verbo haver estiver no sentido de existir. Há ainda, além do verbo haver no sentido existencial, os verbos ser e basta, considerados também verbos impessoais assim como o verbo haver, que evidenciam sujeito inexistente. Ademais, uma outra forma de identificar um sujeito inexistente é quando o verbo indica fenômenos da natureza em contextos puramente denotativo;

     

    D – Alternativa incorreta. Não há sujeito simples, uma vez que a oração proposta para análise é formada apenas por um verbo, possibilitando somente uma indeterminação do sujeito;

     

    E – Alternativa incorreta. O sujeito oculto é determinado apenas pelas desinências número-pessoais referentes à primeira, à segunda e à terceira pessoal do singular, bem como à primeira e à segunda pessoa do plural.

     

    Gabarito: A

  • Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade