SóProvas


ID
55198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do direito administrativo, julgue os itens seguintes.

Em procedimentos licitatórios, o princípio da adjudicação compulsória ao vencedor impede que se abra nova licitação enquanto for válida a adjudicação anterior.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de nao gerar direito adquirido e sim uma expectativa de direito, a adm. fica ligada aquele vencedor da licitação; nao ha obrigatoriedade de celebração do contrato, mas se o mesmo vier a acontecer tem q ser com o licitante vencedor!!
  • Eu achava que ele tinha a expectativa de direito e caso a ADM fosse contratar ela tinha que chamar o vencedor, porém a questão fala em fazer outra licitação para o mesmo objeto e não em contratar outra empresa, a não ser que a licitação presuma a contratação.
  • Adjudicação, no direito público, vinculada ao processo de licitação, é aatribuição do objeto da licitação ao licitante vencedor do certame. Opera objetivamente quanto ao objeto da licitação. Não traz, necessariamente, o sentido de outorga, mas o de garantia de um direito. Não é a adjudicação obrigatória, em presença da prevalência do interessepúblico, porque a Administração pode, a qualquer tempo, diante de circunstânciasjustificáveis, concluir pela não-adjudicação, suspendendo ou arquivando o processo de licitação. Não é, contudo, livre porque será praticada em função do que já aconteceu nas fases anteriores. A adjudicação só pode ser feita em favor do primeiro licitante classificado, embora não seja automática. De acordo com Hely Lopes Meirelles, a adjudicação ao vencedor é obrigatória, salvo se este desistir expressamente do contrato ou não o firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo. A obrigatoriedade VEDA também QUE SE ABRA NOVA LICITAÇÃO ENQUANTO VÁLIDA A ADJUDICAÇÃO ANTERIOR.
  • Apesar de não ter nada a ver com a matéria, eu morri de rir com o comentário do Osmar.
  • KKKKK!!! [vide comentário do Osmar]Neguinho não perdoa nada!!! rs
  • Pra mim, a afirmativa está incompleta, pois, pode sim abrir nova licitação, desde que não seja do mesmo objeto.

     

  • Wtf?  Faço uma Licitação para fornecimento de alimentos em um órgão aí não posso fazer uma outra para o serviço de instalação de redes de informática? KKKKKKKK 

  • "Adjudicação compulsória Por esse princípio, a Administração, uma vez concluído o procedimento licitatório, só pode atribuir o seu objeto ao legítimo vencedor. É o que prevê o artigo 50 da Lei 8.666/93, ao dispor que a Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas, nem com terceiros estranhos ao procedimento, sob pena de nulidade. A adjudicação ao vencedor é obrigatória, salvo se este desistir expressamente do contrato ou não o firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo. A compulsoriedade veda também que se abra nova licitação enquanto válida a adjudicação anterior. Observe-se, porém, que o direito do vencedor limita-se à adjudicação, ou seja, à atribuição a ele do objeto da licitação. Não tem ele direito ao contrato imediato, já que a Administração pode, licitamente, revogar ou anular ou procedimento, ou, ainda, adiar o contrato, quando haja motivos para tais condutas. O que não se permite é que a Administração contrate com outrem enquanto válida a adjudicação, ou que, sem justa causa, revogue o procedimento ou adie indefinidamente a adjudicação ou a assinatura do contrato. Agindo com abuso de poder na invalidação ou no adiamento, a Administração fica sujeita a correção judicial de seu ato ou omissão e a reparação dos prejuízos causados ao vencedor lesado em seus direitos, quando cabível. O que existe é um direito de preferência na adjudicação, e não um direito à adjudicação ou ao contrato. Daí porque Maria Sylvia Zanella di Pietro diz ser equívoca a expressão adjudicação compulsória. 13 Ampla defesa Sendo a licitação um procedimento administrativo, é a ela aplicável o princípio constitucional da ampla defesa. A Lei nº 8.666/93, em seu artigo 87, 2º, menciona expressamente o direito de defesa prévia do interessado, no caso de aplicação de sanções."
    Fonte: resumosconcursos

  • Novamente esse tipo de questão ....:-/

  • A respeito do direito administrativo, é correto afirmar que: Em procedimentos licitatórios, o princípio da adjudicação compulsória ao vencedor impede que se abra nova licitação enquanto for válida a adjudicação anterior.

  • GABARITO: CERTO.

    Comentários: Adjudicar significa atribuir, entregar. Este princípio determina que o objeto da licitação deve ser compulsoriamente (obrigatoriamente) atribuído àquele que venceu a licitação, não podendo a Administração contratar com o segundo ou terceiro colocado na licitação. Esse princípio também impede que se abra nova licitação enquanto valida a adjudicação anterior.