-
As organizações, independentemente do seu tamanho, passam por estágios de desenvolvimento, os quais são denominados ciclo de vida. A cada estágio do ciclo de vida, a organização passa por novas e diferentes situações.
O ciclo de vida é amplamente utilizado na biologia, na psicologia e outras ciências. Alguns autores introduziram esse conceito às organizações, cujos estudos buscam analisar suas mudanças estruturais, ou seja, demonstrar a variação de características organizacionais no decorrer de tempo.
) apresentam cinco estágios do ciclo de vida organizacional: nascimento, crescimento, maturidade, renovação e declínio. Nas fases consideradas inovativas (nascimento, crescimento e renovação) as competências organizacionais estabelecem-se ou se renovam. Já nos estágios considerados conservadores (maturidade e declínio), a ênfase é sobre eficiência.
Gabarito A
Fonte: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/52670/146359
-
GAB: A
A questão considera mais o modelo de Quinn e Cameron (1983): onde é porposto um modelo com quatro fases: estágio empreendedor, estágio coletivo, estágio de formalização e controle, e estágio de elaboração da estrutura. Que é comun a todas as organizações.
(V) O conceito do ciclo de vida organizacional parte do pressuposto de que as organizações crescem de maneira previsível, seguindo determinados estágios sequenciais de desenvolvimento, os quais apresentam estruturas e sistemas administrativos diferentes entre si.
(V) Apesar de os modelos de ciclo de vida das organizações propostos por diferentes autores possuírem algumas variações entre si, determina-se que eles possuem um conjunto comum de estágios, sendo estes: estágio empreendedor, estágio coletivo, estágio de formalização/controle e estágio de estruturação/elaboração.
(F) Os modelos fazem uma correlação entre o ciclo de vida das organizações e o ciclo de vida dos organismos vivos (nascimento, crescimento e morte); porém, no ciclo de vida das organizações, os estágios não são comuns a todas as corporações, podendo ocorrer de forma intermitente. (as teorias indicam que como os ciclos de vida, são comuns)
(V) As transições entre os estágios do ciclo de vida das organizações são marcadas pelo surgimento de uma crise, e a passagem para o próximo estágio acontece a partir de adaptações na estrutura administrativa, realizadas por meio de mecanismos de coordenação e controle, com a finalidade de superar a condição adversa.
(F) À medida que uma organização transita entre os estágios do ciclo de vida organizacional, sua estrutura tende a apresentar formas menos burocráticas devido ao fortalecimento do vínculo social entre sujeito e organização e da descentralização dos processos decisórios. (nem o modelo Quinn e Cameron neo os outros falam sobre burocracias)
- fonte: Revista Gestão Industrial / CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL
-
-
O Na literatura dos estudos organizacionais é possível encontrar diferentes modelos de CVO.
Esse item B é Na visão de Quinn e Cameron (1983) Estágio empreendedor, Estágio coletivo,. Estágio de formalização e controle, Estágio de elaboração da estrutura.
Lippitt e Schmidt (1967) - Infância, Juventude, maturidade
Greiner (1972) - Criatividade, direção, delegação, coordenação, colaboração
Adizes (1990) - Namoro, Infância, Toca-toca, Adolescência, Plenitude, Estabilidade, Aristocracia, Burocracia incipiente, Burocracia e Morte.
Churchill e Lewis (1983) - Existência, Sobrevivência, Sucesso, Decolagem e Maturidade.
Scott e Bruce (1987 apud Escrivão Filho; Oliveira, 2009) - Concepção, Sobrevivência, Crescimento, Expansão e Maturidade.
Porter (1980 apud Costa; Freitas; Barroso, 2002) - Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Miller e Friesen (1984) - Nascimento, Crescimento, Maturidade, Renovação e Declínio.
Machado-da-Silva, Vieira e Dellagnelo (1992) - Estágio de empreendimento, Estágio de formalização e
Estágio de flexibilização.
Tröger e Oliveira (1999 apud Costa; Freitas; Barroso, 2002) - Préfase, Identificação de oportunidades, Procura de parceiros, Negociação, Comprometimento, Implementação, Operação e Rearranjo/dissolução.
...
...
...
...
Acredite, tem outros....
E viva a Administração.