SóProvas


ID
5521834
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história do serviço social, julgue o item. 


A laicização da profissão e a instauração do pluralismo teórico, político e ideológico foram fatores importantes para a renovação do serviço social brasileiro e para a formação de uma vertente de “intenção de ruptura” com o conservadorismo na profissão.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO

    A aproximação do Serviço Social com a academia evidência a ruptura com a igreja católica e suas formas caritativas de atuação-processo chamado de laicização do Serviço Social, que foi um dos elementos caracterizadores da renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa.

    A laicização no Serviço Social implicou na construção de um pluralismo profissional, no qual o Serviço Social passa a ter várias bases teóricas, bebidas diretamente das ciências sociais, como a psicologia, antropologia e sociologia.

    O processo de renovação do Serviço Social acontece sobre dois traços constitutivos.

    1- Em primeiro momento, foi uma reatualização do conservadorismo sem romper com o modelo estrutural funcionalista.

    2- Em segundo momento, as mudanças gestadas na época trouxeram para o Serviço Social uma auto-crítica que se caracteriza pelo resgate institucional na intervenção profissional a partir de uma nova concepção de Estado; no qual o Serviço Social passa a ser objeto de estudo e pesquisa do próprio Serviço Social.

    Há 4 aspectos que sinalizam os nós mais decisivos do processo de renovação do Serviço Social:

    1- a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político;

    2- a diferenciação das concepções profissionais;

    3- inserção do Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural como protagonista que tenta cortar com a subalternidade intelectual posta por funções meramente executivas; e

    4- a constituição de segmentos e vanguarda inseridos na vida acadêmica, voltados para investigação e pesquisa.

    O processo de renovação do Serviço Social é muito complexo, em meio a rompimentos que se entrecruzam e põe-se a continuidades. Os vetores que conduziram a crise do Serviço Social modernizador, remetem ao amadurecimento profissional, o rompimento com as bases do catolicismo, o envolvimento com movimentos sociais e por fim a relação estreita com as ciências sociais, remetendo o Serviço Social a dimensões críticas e nacional-populares.

    FONTE: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180078/101_00347.pdf?sequence=1&isAllowed=y