No caso de retenção de dióxido de carbono deve-se ter cuidado com o fluxo de oxigênio e sua reinalação, um tipo de máscara que pode ser utilizado são as máscaras sem reinalação, já que utilizam uma válvula unidirecional e devem receber fluxo suficiente para evitar o colapso da bolsa durante a inspiração. Alternativa A está errada, já que a afirmativa é verdadeira.
A cânula nasal é um dispositivo de baixo fluxo, suportando um fluxo de até 6 L/min, fornecendo uma FiO2 de, no máximo, 45%. Ou seja, o catéter nasal não aceita um fluxo de 10l/min. Alternativa B está correta, já que foi solicitado a afirmativa falsa.
As máscaras com reinalação parcial permitem alcançar uma FiO² de 60 a 80% com fluxo de 7 a 10 L/min. O fluxo deve ser adequado para garantir que somente um terço da bolsa seja esvaziado durante a inspiração prevenindo acúmulo de CO² no sistema. Alternativa C está errada, já que a afirmativa é verdadeira.
Está correta a afirmação de que uma máscara de de oxigênio deve ser utilizada quando o paciente respira através da boca ou do nariz, por meio de um tubo plástico na base da máscara, que está ligado por sua vez, a uma fonte de oxigênio. Alternativa D está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Carol R. Taylor, Carol Lillis, Priscilla LeMone, Pamela Lynn. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem. - 7.ed. Artmed, 2014.