SóProvas


ID
5524051
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Ilha Solteira - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em processo administrativo, assegurada a ampla defesa, verificou-se que uma concessionária de serviço público do Município de Ilha Solteira descumpriu cláusulas contratuais relativas à concessão. A inexecução parcial do contrato de concessão acarretará, a critério do poder concedente, a extinção da concessão por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

     Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

  • A questão indicada está relacionada com os contratos administrativos.

    - Concessão:

    Trata-se de contrato administrativo utilizado quando o Poder Público optar por promover a prestação indireta de serviço público por meio de delegação a particulares. Exemplo: concessão de rodovia.

    Fundamentação: artigo 175, da Constituição Federal de 1988;

    Em se tratando de concessão, a licitação deverá ser realizada na modalidade concorrência e a permissão pode ser por qualquer modalidade licitatória.

    - Características da Concessão: exige prévia concorrência pública (artigo 2º, Inciso II, da Lei nº 8.987 de 1995), concessionário assume a prestação do serviço por conta e risco, exige lei específica, prazo determinado, prevê a cobrança de tarifa (art. 15, Inciso I, da Lei nº 8.987 de 1995).

    - Formas de extinção da Concessão (art. 35, da Lei nº 8.987 de 1995): advento de termo contratual, encampação ou resgate, caducidade (inexecução total ou parcial do contrato), rescisão por culpa do poder concedente, anulação e falência ou extinção da empresa (art. 35, Inciso VI, da Lei nº 8.987 de 1995).

    - Dados da questão: concessionária de serviço descumpriu cláusulas contratuais relacionadas à concessão. A inexecução parcial acarretará a extinção da concessão (a critério do poder concedente).

    A) CERTO. A caducidade se refere à inexecução total ou parcial do contrato ou pelo descumprimento de obrigações a cargo da concessionária. O artigo 38, da Lei nº 8.987 de 1995 indica os motivos ensejadores da declaração de caducidade. Os requisitos prévios à declaração de caducidade estão dispostos no artigo 38, § 2º e § 3º, da Lei nº 8.987 de 1995.

    B) ERRADO. A expromissão está relacionada com a disciplina de Direito Civil.

    C) ERRADO. A anulação pode ser entendida como a extinção motivada por ilegalidade ou defeito no contrato. A anulação pode ser decreta de ofício pelo poder concedente ou por ação judicial, contanto que observados o contraditório e a ampla defesa.

    D) ERRADO. A encampação ou resgate se refere à retomada do serviço público por meio de lei autorizadora e prévia indenização, motivada por razões de interesse público justificadoras da extinção contratual.

    E) ERRADO. O advento do termo contratual pode ser entendido como a extinção do contrato, após o encerramento do seu prazo de vigência.

    Gabarito do Professor: A
  • Gab a!!! Modalidade de extinção - realizada por falha da concessionária. Realizará por decreto .

  • GABARITO (A)

    b) expromissão = um terceiro assume a dívida do devedor originário, substituindo-o sem o assentimento deste, desde que o credor concorde com tal mudança.

    c) anulação = contrato administrativo com ilegalidades deverá ser anulado pela Administração, operando retroativamente seus efeitos jurídicos, isto é, tornar-se-ão nulos todos os atos praticados.

    d) encampação = a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante autorização legislativa específica e após prévio pagamento de indenização.

    e) advento do termo contratual = como a concessão é cedida por prazo determinado, então a extinção se daria com o término desse prazo.