SóProvas


ID
5524513
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre as imunidades tributárias previstas na Constituição Federal de 1988.

I. A União e os Estados podem tributar os livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão.
II. É vedado aos Municípios instituir tributos sobre os templos de qualquer culto.
III. As pessoas imunes não podem ser fiscalizadas.

Está(ão) correta(s)a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Me parece horrível.... vc não institui taxa sobre o livro.... a taxa é sobre serviços ou poder de policia, não sobre um objeto....
  • Art. 150 da CF: Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: IV - instituir impostos sobre: d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

    - A Carta Magna veda a incidência de impostos, assim, a contrario sensu, é possível tributar os livros com outros tributos, a exemplo da taxa, vide proposta do atual Ministro da Economia nesse sentido.

    Obs: Lembrando que há quem defenda a que seria inconstitucional a incidência de taxa sobre os livros.

  • Caí na pegadinha mais velha do direito tributário kkk

  • As limitações ao poder de tributar, também conhecidas como imunidades tributárias, estão previstas no art. 150, VI CF/88:

    "VI - instituir impostos sobre:
    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
    b) templos de qualquer culto;
    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
    e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser".

    Observe também que impostos são uma das espécies tributárias (além das taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições especiais). Assim, tenha o cuidado de notar que a vedação diz respeito apenas à instituição de impostos, não abrangendo as outras espécies tributárias. Assim, vamos analisar as afirmativas:

    - afirmativa I: correta. União e Estados podem, de fato, tributar livros, jornais e periódicos e o papel destinado a sua impressão; o que não podem fazer é instituir impostos sobre eles (ainda que existam sérias dúvidas sobre quais seriam as espécies tributárias possíveis de serem instituídas nestes casos - um empréstimo compulsório sobre a venda de livros, talvez?).

    - afirmativa II: errada. Seguindo a lógica da afirmativa anterior, o que é vedado ao município é a instituição de impostos, não de tributos em geral. Assim, ad argumentandum tantum, seria possível admitir a instituição de uma taxa ou contribuição de melhoria sobre os tempos.

    - afirmativa III: errada. Pessoas imunes podem ser fiscalizadas em relação ao pagamento de outras espécies tributárias e também em relação às condições que justificam a manutenção de suas imunidades, como o que se dá com as instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos.

    Como apenas a afirmativa I está correta, a resposta da questão é a letra A.

    Gabarito do Professor: LETRA A.
  • Concordo plenamente c o colega Tufão.