SóProvas


ID
5524987
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do controle difuso de constitucionalidade, analise o caso abaixo.  


“Em recurso da prefeitura de São José dos Pinhais, a procuradoria do município alegou incidentalmente a inconstitucionalidade de determinada lei municipal. Instaurado o incidente de inconstitucionalidade na turma, o relator decidiu analisar a constitucionalidade ou não da lei em face da Constituição Federal junto com o mérito do recurso. Após análise da turma. o relator declarou inconstitucional a referida lei, deixando-a de aplicar no caso concreto, no que foi acompanhado por todos os desembargadores da turma. Após a declaração de inconstitucionalidade, o que fez em sede de preliminares, o relator analisou o mérito do recurso, dando provimento ao recurso em face do reconhecimento da inconstitucionalidade da lei.” 


Com base nisso, assinale a alterativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CF/88 - Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 dispõe e a doutrina entende sobre controle de constitucionalidade.

    A- Incorreta. A declaração de inconstitucionalidade pela turma é nula, vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88, em seu art. 97: “Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público”.

    C- Incorreta. O objeto do controle difuso pode ser qualquer ato emanado dos poderes públicos.

    D- Incorreta. A declaração de inconstitucionalidade pela turma é nula, vide alternativa B.

    E- Incorreta. O controle difuso pode ser exercido por qualquer juiz ou tribunal dentro do âmbito de sua competência. Já no controle concentrado, apenas o STF é competente para exercê-lo.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.